top of page

COLUNISTAS DESTAQUES - Alderico Sena

A NATUREZA É SÁBIA. Sábia, abundante e paciência tem limite, e o homem está sem limite. Às vezes, nesse confronto, o homem destrói a natureza como ocorre com os RIOS, MAS PACIÊNCIA e extrapola seus poderes e ela se cala. Noutras, se volta, numa autodefesa, e remonta seu império sobre a obra humana, tornando a ocupar seu espaço e sua importância. É o que vem acontecendo no mundo, a exemplo de Angra dos Reis, do Haiti, Rio Grande do Sul, dentre outros casos. A natureza apenas está querendo de volta a preservação do MEIO AMBIENTE QUE A AMBIÇÃO, PODER E CAPITAL ESTÁ LHE RETIRANDO.


No ano de 2020 escrevi este artigo que segue no NOTICIA LIVRE, conforme segue:

A sociedade é cruel com ela mesma – Humano age como ser desumano Publicação – Julho 28, 2020


Tudo é uma questão de EDUCAÇÃO. O Mestre Darcy Ribeiro estava corretíssimo quando escreveu: “A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto”.


“Engraçado, o homem se considera o animal mais inteligente e é o único animal que destrói a natureza”; “Chegará o tempo em que o homem conhecerá o íntimo de um animal e nesse dia todo crime contra um animal será um crime contra a humanidade”. Exemplos claro é a falta de consciência humana das pessoas em não usar a máscara e não manter o distanciamento social no combate ao COVID-19, pois com a falta de cooperação do “Homem”, dentro de mais alguns poderemos chegar a 100 mil mortes.


Quem não preserva a natureza, maltrata e violenta o ser humano e os animais é alguém que não aprendeu os princípios e valores de amar e respeitar o próximo como a si mesmo. Escreveu Madre Tereza de Calcutá. “O importante não é o que se dá, mas o amor com que se dá”.


A postura deseducada, ambiciosa, antiética, corrupta, criminosa e desonesta do ser humano no campo político, profissional, social e institucional penaliza e muito para o crescimento do crime e da violência contra o meio ambiente. Quando o homem não preserva a natureza que o alimenta, cura e dar vida às pessoas e aos animais, imagine o comportamento cultural desse indivíduo. A falta de investimento em educação e a desestruturação familiar tem levado cidadão a agir de forma desumana e até cruel o que tem levado medo e insegurança a sociedade.


Não foi por um acaso que nosso estimado Raul Seixas, cantor, compositor, assim afirmou “Quanto mais conheço a humanidade mais eu amo meus cachorros”. Por que tantas pessoas fazem esta afirmação? Nós, seres humanos, podemos ter problemas para nos relacionar com pessoas do nosso convívio social, e somos bem complicados, já os animais são os nossos grandes companheiros, verdadeiros e leais.


O que se vê recorrente, é que muitos de nós estamos dez esperançosos com nossa própria espécie. Existe um comportamento disseminado que se amplia a cada dia, advindo do próprio egoísmo do ser humano, do preconceito e da desonestidade. Existem guerras lá fora, e dependendo do ponto de vista, até mesmo o total desentendimento dentro das casas nas famílias. Muitas pessoas vivem na miséria enquanto nações se tornam mais ricas e a natureza sofre as consequências desses comportamentos conflituosos.


O sentimento mais importante do mundo anda sumindo do nosso convívio diário. Atitudes desumanas espalham a negatividade e nos afastam de tudo o que nos torna maduros, conscientes e prósperos. É de se observar o contrário com os nossos queridos animais, são cheios de amor e só nos trazem alegrias, companheirismo e espalham energia positiva. Em todas as circunstâncias, mesmo quando maltratados ou vivendo com dificuldades, os cãezinhos não deixam de ser puros, e nos ensinam a valiosa lição de amar, além da bondade e empatia ao próximo.


Estes também reconhecem quem os ama, retribuindo sempre em dobro. Por isso, nos apaixonamos cada vez mais pelos olhares profundos, as abanadas de rabo, os “lambeiros”, pois eles nos passam tudo o que precisamos para nos tornarmos seres humanos melhores e com eles aprendemos valores, simplicidade, a valorizar tudo o que temos e demonstrar amor e carinho com espontaneidade.


O querido Chico Xavier, médium filantropo e um dos mais importantes expoentes do espiritismo. Nos passou a seguinte mensagem: “Nós, seres humanos, estamos na natureza para auxiliar o progresso dos animais, na mesma proporção que os anjos estão para nós auxiliares. Portanto quem chuta ou maltrata um animal é alguém que não aprendeu a amar”.

Tantos artistas, poetas, romancistas, músicos, estudiosos de diferentes épocas, e estilos de vida distintos, nos trouxeram quase que o mesmo ensinamento, o que mostra que nós seres humanos estamos vivendo há séculos no mesmo paradigma. Ainda resta a esperança de que haverá o respeito pelos animais o seu reconhecimento como seres que sentem dor e que sofrem assim como os seres humanos. Um dia tudo pode mudar, falta somente o primeiro passo de cada um de nós.


Crime contra o Meio Ambiente é uma ação desumana no sentido de este fazer o seu papel de fiscalizar, evitando o desmatamento das florestas e em caso de omissão deverá ser exemplarmente responsabilizado. O desmatamento da Mata Atlântica é um crime e por consequência viola o direito, no entanto, qualquer dano ou prejuízo causado aos elementos que compõem o ambiente, flora, fauna, recursos naturais e o patrimônio cultural, sendo violado o direito protegido, é passível de punição e este instituto é regulado pela Lei n.º 9.605 de 13 de fevereiro de 1998, Lei dos Crimes Ambiental, que determina as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. O desmatamento leva a problemas ambientais, além da extração das madeiras e a venda das mesmas, pois além do fato de dar lucros exorbitantes a quem o faz em desacordo com o que estabelece a lei, também aumenta o desequilíbrio ao meio ambiente, a todo o eco- sistema, provoca o aquecimento global, aumento da temperatura, poluições, emissão dos raios ultra violeta em índices altos, enchentes no mundo e também a falta de chuvas caracterizado por longos períodos de estiagem havendo secagem dos rios e seus nascedouros o que vem gerando a escassez hídrica e demais fenômenos no mundo”.


O art. 225 caput da Constituição Federal, estabelece que todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial a sadia qualidade de vida impondo-se ao poder público e a coletividade o poder de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.


Cidadão pare, pense e busque mudar o seu conceito de Ser humano para o bem da humanidade, animais e a felicidade das futuras gerações. Quem ensina a vida é a própria vida! A questão do Brasil e do Ser humano, É EDUCAÇÃO! “Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a escola pública” Anísio Teixeira e o Darcy Ribeiro escreveu: “A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto”. Darcy Ribeiro


Povo brasileiro, exija dos governos Federal, Estadual e Municipal o que a Constituição Federal Artigo 205, garante “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família.” QUERER É PODER! Educação e Consciência Coletiva É Um Passo Para Vencer à COVID-19! FIQUE EM CASA SE SAIR USE A MÁSCARA!


FACE A TRAJÉDIA DO RIO GRANDO DO SUL, INFORMO QUE O MOMENTO É DE REFLEXÃO E DE MUDANÇA COMPORTAMENTAL DA SOCIEDADE. “PRESERVAR A NATUREZA É PRESERVAR A VIDA”.


Alderico Sena – Bacharel em Teologia Sociedade e Política, Especialista em Gestão de Pessoas, Master em Auto Conhecimento e Desenvolvimento Humano -AVATAR Star Edge Internacional Florida/Orlando/EUA, Ex-Assessor do IAT-Instituto Anísio Teixeira e Ex – Membro da Câmara Técnica do IBAMA/BA – site: www.aldericosena – Consulte e leia bons artigos com o PURO JORNALISMO!

COLUNISTASDESTAQUES – Alderico Sena

 

Uma das frases mais linda que li! “Metade do mundo são mulheres. A outra metade os filhos dela”.


Nunca deixe sua Mãe em segundo plano. Em tempos difíceis ela será a primeira a te ajudar.

Mãe, livro de nossas vidas.


Mãe, o que seria de nós, sem o teu afeto, conselho, carinho, amor e cuidados.


Mãe, viva ou no descanso eterno, tu és e serás sempre Nobre e presente nas nossas vidas.


Filhos e netos não existem maior presente para uma Mãe, que não seja o amor, respeito e a realização dos sonhos de seus filhos e por consequência dos seus netos.


Guerreiras e Heroínas Mães, Parabéns!


Alderico Sena – aldericosena@gmail.com

 

COLUNISTASDESTAQUES – Alderico Sena

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA CONQUISTA DA IGUADADE RACIAL LEI Nº 12.288


Lei que conquista conhecimento, realiza sonhos e resolve muitos problemas LEI-TURA! “QUEM NÃO LÊ, MAL FALA, MAL OUVE E MAL VÊ.” O conhecimento torna o homem inadequado para ser escravo”. Frederick Douglass


Vamos defender a educação pública de qualidade para o progresso da humanidade. Precisamos evoluir como seres humanos para combater atitudes de indivíduos ignorantes que buscam descumprir as leis.


“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”


Considerando o crescimento de DISCRIMINAÇÃO RACIAL E VIOLÊNCIA CONTRA O CIDADÃO NEGRO, INDIGENA E QUILOMBOLA e como ex-diretor da SECNEB- Sociedade de Estudos da Cultura Negra no Brasil, me sentir no DEVER de escrever sobre alguns pontos da “LEI Nº 12.288 ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL” para conhecimento desse instrumento jurídico, visando assegurar a promoção da igualdade e a defesa dos direitos da igualdade social.


Movimentos Sociais, Pais, Professores e alunos são Pilares essenciais para cooperarem com orientação, informação e conscientização das regras estabelecidas na Constituição, Lei Nº 12.288/10 (ESTATUTO DA IGUALDADE SOCIAL) e a LAI – Nº 12.527/2011 – Lei de Acesso à Informação com objetivo de esclarecer que discriminação racial é CRIME educacional, cultural e estrutural contra Cidadãos Negros, Indígenas e Quilombolas.


O QUE ESTÁ ESCRITA NA CONSTITUIÇÃO DA REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL – TÍTULO I


“Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela União indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos:

DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

II – a cidadania;

III – a dignidade da pessoa humana;

Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:I – Construir uma sociedade livre, justa e solidária;

II – garantir o desenvolvimento nacional;

III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.


TÍTULO II - DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAISCAPÍTULO I


DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS


Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade …

III – ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

XLII – a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;


CAPÍTULO II

DOS DIREITOS SOCIAIS:


Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”.


Defendo e procuro cumprir o que estabelece a Constituição Federal art. 5º “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza” e por sua importância básica, o CERTO é os Poderes Legislativo dos municípios, estados e União estarem representados pelos segmentos do Trabalhador, Mulher, LGBT+, Indígena, Negro, Quilombolas, Aposentado, Juventude, Meio Ambiente, patronal, dentre outros segmentos para o equilíbrio das decisões de governo nos destinos do país e as condições de vida da população como ferramenta para QUEBRAR O DOMINIO DO SISTEMA DO PODER E CAPITAL.


No entanto é necessário consciência política, organização, participação e união das comunidades Negra, Indígena e Quilombolas para defenderem um país melhor de forma democrática, imparcial, transparente e respeitosa com aplicação da educação associativa, buscando eleger seus representantes políticos sob o critério 3 (Três) C -Caráter, Competência e Comprometimento dos candidatos com as causas coletivas.


O BRASIL QUE SONHAMOS ESTÁ NAS MÃOS E NA CONSCIENCIA DE CADA ELEITOR NEGRO, INDIGENA E QUILOMBOLA. JUNTOS SEREMOS MAIS FORTES!


“A EDUCAÇÃO É A ARMA MAIS PODEROSA QUE VOCÊ PODE USAR PARA MUDAR O MUNDO.” NELSON MANDELA. COMPARTILHE ESTE ARTIGO!


Neste epilogo, com o autorizo do Presidente Nacional do Partido Afro brasilidade, convidamos a comunidade afro-brasileira e a IMPRENSA para participarem do lançamento oficial do PARTIDO AFRO BRASILIDADE, data 11/05/2024, das 14 às 17:00h, Local: Espaço Mais Claudia Freire. Localizado na Rua Ceará 944 Pituba Salvador- Bahia Cep: 41830451. Aguardamos todos.


Alderico Sena – Especialista em Gestão de Pessoas – site: aldericosena.com

 

Categorias:
Arquivos:
Contate-nos

Obrigado pelo envio!

Pagina do Facebook:
  • Facebook Basic Square
bottom of page