top of page

COLUNISTASDESTAQUESAlderico Sena

RESPEITO AO MEIO AMBIENTE É UMA QUESTAO DE EDUCAÇÃO

Redação23 de setembro, 2023


VIVA A PRIMAVERA!

Tempo de reflexão e mudança de atitude na preservação da natureza. Sem esses cuidados com a natureza o MUNDO não terá alimentação, remédios, água, energia, dentre outros para a sua sobrevivência. PARE, PENSE E PRESERVE O MEIO AMBIENTE!


“Um reavaliou as conclusões de 88.125 pesquisas ambientais, chegando à conclusão que: quase 100% dos estudos considerados afirmam que a humanidade é a responsável pelo avanço do aquecimento global”. Fonte: Olhar Digital


Respeito ao meio ambiente vem de berço, considerando que em pequenas ações do dia-a-dia, como não jogar lixo e dejetos nos Rios, praias, ruas ou em qualquer ambiente, evitar desperdício de água e energia, não maltratar animais ou arrancar flores e plantas, dentre outras atitudes que só prejudicam o próprio ser humano, “LEI DO RETORNO”. Preservar a natureza é um dever cívico de todos. A natureza é sábia e abundante. A importância de preservar o meio ambiente garante a própria sobrevivência do PLANETA. O verde faz falta, a água e o ar são indispensáveis à vida.

Existem ações, como a fiscalização das indústrias, que só organizações maiores podem fazer, mas no dia-a-dia um vizinho nos Bairros, Condomínios, Empresários, Mercados, dentre outros podem incentivar e conscientizar pessoas a colocar o lixo em locais adequados na hora e dias da coleta.

O incentivo público, escolas e imprensa são importantes para melhorar a educação ambiental das pessoas, além de publicidades e folhetos, colocação de lixeiras nas praias, Bairros, condomínios, hospitais e nas vias públicas.

“Uma estudante de 17 anos, me surpreendeu quando se posicionou que o problema do desperdício e do acumulo de lixo, são fatores que mais agridem o meio ambiente nas grandes cidades, está ligado a educação doméstica. Se seus pais não jogam lixo no chão você não vai jogar. Ecologia, para mim, sempre foi muito mais um exemplo do que eu vejo em casa, do que informações passadas por revistas e noticiários, acrescenta”.

O crime ambiental é visível e às autoridades competentes não priorizam a revitalização dos Rios. Um exemplo claro de descaso do governo para com o Meio Ambiente é a situação dos Rios no País.

O Rio Joanes nasce em São Francisco do Conde e serve a 4 (quatro) milhões de baianos e a centenas de empregados de Empresas, Mercados, Hospitais e etc que BEBEM E UTILIZAM DAS ÁGUAS DO RIO JOANES, armazenadas na Barragem Joanes l.

O Rio Ipitanga, localizado no Município de Lauro de Freitas, despeja seus ESGOTOS trazidos de Cajazeiras e São Cristóvão, somados aos esgotos da Cidade, responsáveis pela degradação e a morte do Rio Joanes. A situação grave do Rio Joanes atinge a população de Salvador e da Região Metropolitana como: Lauro de Freitas, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Candeias, Dias d’Ávila e Camaçari.

Há 13 anos a OSCIP RIO LIMPO, criada por iniciativa dos pescadores da Colônia de Pesca de Buraquinho cobram a revitalização dos Rios por ser uma ferramenta de trabalho e subsistência de centenas de famílias.

Em 10 de dezembro de 2010, eu, Alderico Sena como colaborador da OSCIP RIO LIMPO, escrevi e foi publicado no Jornal Tribuna da Bahia o artigo RIO JOANES NA UTI – que transcrevo:

“O Rio está na UTI, pedindo socorro e a solidariedade da comunidade, empresários e de entidades governamentais e não governamentais para a sua revitalização. Sensibilizados com a situação do Rio Joanes, moradores e condôminos e Lauro de Freitas e Camaçari se uniram com os pescadores e criaram a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, RIO LIMPO – Uma corrente para SALVAR O RIO JOANES, onde estão desenvolvendo encontros e caminhadas com o apoio dos Condomínios, empresários e de associações locais no sentido de conscientizar a sociedade para não jogarem qualquer tipo de objetos no Rio e assim conquistar com rapidez a sua revitalização. Para tanto é necessário que o governo e as Prefeituras dos 7 (sete) Municípios da Região Metropolitana desenvolvam com urgência os serviços de esgotamento sanitário e saneamento básico nas regiões, em observância aos compromissos com a ética, responsabilidade social e a sustentabilidade para com a natureza e a sociedade.

LEI DA NATUREZA, DIZ QUE: A natureza é sábia. Sabia, abundante e paciente. Sábia porque traz em si o mistério da vida, da reprodução, da interação perfeita e equilibrada entre seus elementos. Abundante em sua diversidade, em sua riqueza genética, em sua maravilha e em seus encantos. Não conta seus ciclos em horas, minutos e segundos, nem no calendário, gregoriano com o qual nos acostumamos a fazer planos, cálculos e contagens.

Sobretudo é generosa, está no mundo acolhendo o homem com sua inteligência, seu significado divino, desbravador conquistador e insaciável.

Às vezes, nesse confronto, o homem extrapola seus poderes e ela cala. Noutras, se volta, numa autodefesa, e remonta seu império sobre a obra humana, tornando a ocupar seu espaço e sua importância. Vamos juntos revitalizar o Rio Joanes, que por culpa de todos nós, se encontra na UTI. Alderico Sena

Em outubro de 2019, uma luz de esperança acendeu, quando a Embasa assinou um contrato com a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas para prestação de serviços de Abastecimento de água e Esgotamento Sanitário pelo prazo de 30 anos com previsão de investimentos na ordem de R$ 389 (Trezentos e oitenta e nove milhões), após assinatura do contrato a Embasa prometeu que as Obras de Saneamento no Município seriam concluídas no ano de 2022, no entanto até a presente data NADA DE CONCLUSÃO DAS OBRAS.

A OSCIP RIO LIMPO, APELA A TODOS CIDADÃOS QUE USAM E BEBEM A ÁGUA DO RIO JOANES COBREM DOS GOVERNANTES E DOS POLÍTICOS A REVITALIZAÇÃO DO RIO JOANES QUE SE ENCONTRA NA UTI.

“PRESERVAR A NATUREZA É PRESERVAR A VIDA”. JUNTE-SE A NÓS!


Fernando Borba – Presidente da Oscip Rio Limpo


Alderico Sena - Colaborador da Oscip Rio Limpo e Ex-Membro da Câmara Técnica do IBAMA – Portaria Nº 1483 de 05/11/2002– www.aldericosena.com


COLUNISTAS DESTAQUESAlderico Sena

Redação11 de setembro, 2023


Ouvindo entrevista na Rádio, dia 7 de setembro (Quinta Feira) com uma Atriz sobre um Livro que escreveu sobre: “SEITA”, resolvi escrever este artigo Crenças X Valores para conhecimento da sociedade.


“No mundo há muitas armadilhas e o que é armadilha pode ser refúgio e o que é refúgio pode ser armadilha.” Ferreira Gullar nascido em 10 de setembro de 1930.

Para a infelicidade e medo da sociedade o ser humano desmoronou no mundo contemporâneo. A sociedade está sendo cruel com ela mesma. O ser humano transformou-se em um ser desumano.


Acontece que princípios, educacionais, éticos e morais foram jogados na lata de lixo. Resgatar a essência familiar e educacional em casa e na escola é um DEVER de todos para uma humanidade mais humana.


Quando o ser humano entender E SE CONSCIENTIZAR que a violência, estupro, feminicídio, enfim tudo se refere a crenças, face a UMA FRAQUEZA DA AMBIÇÃO, PODER E DINHEIRO com certeza teremos uma humanidade solidária.

“Ao invés de olhar para os problemas, olhe para as bençãos. Ao invés de olhar para os obstáculos, olhe para as oportunidades. Ao invés de olhar para o que está dando errado, olhe para o que está dando certo. MUDE SEU OLHAR!”

As pessoas precisam entender que “CRENÇAS” são criações de pessoas. Constantemente a mídia informa que pessoas foram enganadas por instituições que prometem “mundos e fundos” visando TER e não para servir o próximo, depois que perdem dinheiro, bens e outros, caem na real que foram enganadas.

Um recado para as pessoas que buscam esses instrumentos para ganhar ou levar vantagens em algo. É PRECISO SER PARA TER E QUEM ENSINA A VIDA É A PRÓPRIA VIDA.

“Crenças e valores são conceitos que influenciam nossa forma de pensar e agir. A diferença é que as crenças são convicções ou verdades que aceitamos sobre o mundo, o universo ou nós mesmos, enquanto os valores são princípios ou padrões ações.

Crenças são convicções ou verdades aceitas que os indivíduos mantêm sobre o mundo, o universo ou sobre si mesmos, com base em experiências pessoais, normas culturais ou fé.

Valores são princípios ou padrões que os indivíduos consideram importantes e usam para orientar seu comportamento, tomada de decisão e ações.

Tanto as crenças quanto os valores moldam a perspectiva e as ações de um indivíduo, mas as crenças são verdades aceitas, enquanto os valores são princípios orientadores Valores.


A diferença entre valores e crenças baseia-se na sua definição, na causa, na base, na exigência de comprovação e nos fatores que ela afeta. Compreender a diferença entre valores e crenças é essencial, pois eles moldam nossa personalidade e vida.

Vamos entender a palavra ‘crença’ através de uma frase. Por exemplo, ‘textos religiosos são baseados em crenças. Isso significa que o texto religioso não é um dado comprovado. As pessoas acreditam que os épicos são precisos e que precisam ser seguidos.


Agora vamos entender a palavra ‘valor’ em uma frase. Por exemplo, ‘os sentimentos têm mais valor do que o dinheiro.


A crença tem um papel vital na existência de uma sociedade. Pessoas com as mesmas crenças se dão bem rapidamente.


O valor define o valor de qualquer entidade emocional ou materialista. Os valores são mais complexos do que as crenças. Os valores crescem a partir de crenças.

Uma vez que os valores nascem de crenças, precisamos entender a causa e a origem de uma crença. A crença é originada do que ouvimos, vemos ou experimentamos.

Pode-se levar uma vida próspera e significativa com uma melhor compreensão dos valores e crenças. As crenças e valores de uma pessoa também afetam a sociedade em que ela vive.


O valor de uma entidade é o grau de importância que ela possui. O valor de uma entidade é definido em termos de dinheiro ou importância.

O valor de uma entidade decide sua prioridade. Tudo o que é mais valorizado recebe uma preferência maior.


Valores são crenças que orientam a ação de um crente. As crenças motivam a ação física e emocional a longo prazo.”


Neste epilogo, aconselho cada cidadão deixar as CRENÇAS SECUNDÁRIAS DE LADO E INTERNALIZAR CRENÇAS PRIMÁRIAS que são energias de elevação e crescimentos espirituais, basta exercer a cidadania de forma digna e honesta “FAZENDO O BEM SEM OLHAR A QUEM” cooperando com o crescimento do país e por uma sociedade melhor, educada, honesta, respeitosa, solidária e mais humana, dando bons exemplos para as gerações que virão.


ATENÇÃO: QUEM CRIA E DESCRIA QUALQUER COISA É O SER HUMANO.


Alderico Sena – Especialista em Gestão de Pessoas e Master Avatar Star’s Edge Internacional Nº18760 Florida 32714 – EUA–site: www.aldericosena.com

COLUNISTASDESTAQUES– Alderico Sena

Precisamos ajudar nossos jovens para salvar o Brasil de amanhã

Redação 28 de agosto, 2023

Lei que conquista conhecimento, realiza sonhos e resolve muitos problemas – LEI-TURA!


A velha guarda e lideranças nascidas nos anos 50/60/70 estão indo embora para o descanso eterno sem renovação e o mais preocupante é que o Brasil está carecendo de valores educacionais e morais. Por isto que é importante a velha guarda repassar suas experiências nas áreas da arte, cultura, esporte, política, pesquisa, dentre outras, aos jovens talentosos, visando identificar novos líderes.

Precisamos ajudar nossos jovens para salvar o Brasil de amanhã, iniciando pela REVITALIZAÇÃO DOS GRÊMIOS E DIRETÓRIOS NAS ESCOLAS. A participação dos jovens na política é importante para a construção de uma sociedade mais democrática e inclusiva.

Os jovens têm ideias e perspectivas diferentes das gerações mais antigas e podem trazer uma nova energia e visão para a tomada de decisões políticas.” O Brasil precisa de Novos Rumos.


A sociedade precisa estar atenta e vigilante às frases dos Mestres Educadores Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira “A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto. Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no País a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a escola pública”.


O desinteresse de famílias com a política contribuiu e muito para a juventude não participar de forma efetiva na defesa dos interesses nacionais. A população sabe julgar e subjugar os jovens, mas quais foram os princípios e valores repassados a geração, após os anos 80.

Em um bate papo com um grupo de jovens não houve um que respondesse o número de Estados e Municípios no País. Foi quando respondi que o Brasil é composto de 26 Estados e 1 Distrito Federal com 5.570 Municípios que são regidos pela LEI ORGÂNICA E CONSTITUIÇÃO.

Outro exemplo de desinformação é quanto ao conhecimento dos objetivos e funções dos Três Poderes constituídos da República, onde também procurei explicar, conforme segue: “A Constituição Federal estabelece no art. 1º Inciso I – a soberania; II – a cidadania III – a dignidade da pessoa humana; IV – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V – o pluralismo político. Parágrafo único. Todo o poder emana do povo. Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Art. 3º Inciso I Construir uma sociedade livre, justa e solidária; II – garantir o desenvolvimento nacional; III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”, dentre outros.


Sem ensinamento, incentivo e solidariedade com a juventude não conseguiremos ter o Brasil que queremos para as futuras gerações, enfim tudo continuará como “DANTES” como bem escreveu o Bertolt: “O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio explorador do povo.”


O jovem precisa saber que: “A Constituição Federal é a lei maior que regulamenta e limita as relações entre os poderes, estabelecendo os direitos e deveres dos cidadãos. Ela é também conhecida como Carta Magna, Lei Fundamental, Lei Suprema, Lei das Leis, Carta Mãe, entre outras denominações. A Constituição é representada por um conjunto de normas e princípios jurídicos a que todos devem submeter-se, inclusive o próprio Poder Público.

A sociedade precisa cobrar com base na LAI – Lei de Acesso à Informação Nº 12.527/2011 o cumprimento do artigo 37º da Constituição: “A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de

legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e também …”

Objetivos e funções dos Três Poderes Constituídos para conhecimento de todos!

“O Poder Executivo tem três funções principais:

  •     tomar decisões práticas para que o governo funcione,

  •     colocar em prática as leis,

  •    cuidar de questões que sejam de interesse público, ou seja, do interesse do país e dos cidadãos.

Funções do Poder Executivo incluem:

Gerir a organização e o funcionamento da cidade

Criar e fazer a arrecadação dos tributos

Administrar, dentro da sua competência, as áreas de educação, saúde, segurança e transporte público

Apresentar projetos de lei

Sancionar e promulgar leis aprovadas.

No âmbito do Poder Executivo brasileiro, estão à Presidência da República, Ministérios, Secretarias da Presidência, Governadoria, Prefeitura, Órgãos da Administração Pública e os Conselhos de Políticas Públicas.

É interessante observar a competência dos Poderes legislativo e judiciário, visto a desinformação de alguns cidadãos quando falam essa frase: “A POLÍCIA PRENDE E A JUSTIÇA SOLTA”, considerando que as leis

Funções Poder Legislativo:

É representado pelos cargos de deputado (estadual, distrital e federal), senador e vereador.

Seus representantes são eleitos por voto popular, e a eleição baseia-se no sistema proporcional.

Tem como função legislar apreciando e aprovando leis, fiscalizando o Executivo e atuando em nome da população.

Possui atuação nos níveis federal, estadual e municipal.

Funções do Poder Judiciário:

O juiz não é nomeado para fazer favores com a justiça, mas para julgar segundo as leis.” Platão

O Poder Judiciário é um dos poderes que existem e fazem parte da administração do país.

Tem como função executar a lei, garantir os direitos dos cidadãos e resolver conflitos.

Sua atuação é autônoma, tanto administrativamente quando financeiramente, sendo isso estipulado pela Constituição.

O Supremo Tribunal Federal é a instância mais alta do Judiciário no Brasil.”


O jovem precisa saber que o Brasil possui riquezas naturais e geográficas, só lhe falta políticos “LIVRES E DE BONS COSTUMES” com três C – Caráter, capacidade e compromisso com a coisa pública, crescimento do país e melhor qualidade de vida da população. Lembrando que o corruptor e o corrupto atuam contra o dinheiro público em função dessa frase: “O Brasil não tem povo, apenas público. Povo luta por seus direitos, público só assiste de camarote.”  Lima

CIDADANIA, A MUDANÇA DO PERFIL DOS POLÍTICOS ESTÁ NAS MÃOS DE CADA ELEITOR NAS URNAS. NADA MUDA SE VOCÊ NÃO MUDAR! É HORA DE AÇÃO E NÃO DE OMISSÃO! QUERER É PODER!


Alderico Sena – Especialista em Gestão de Pessoas; Coordenador de Pessoal da Assembleia Estadual Constituinte -1989; Ex-Ouvidor Titular da CBPM-Companhia Baiana de Pesquisa Mineral; Ex-Assessor Parlamentar do Deputado Estadual Zezito Pena; Ex-Assessor do IAT- Instituto Anísio Teixeira e Ex- Vice Presidente da Executiva Municipal de Salvador do PDT Site: www.aldericosena.com



Categorias:
Arquivos:
Contate-nos

Obrigado pelo envio!

Pagina do Facebook:
  • Facebook Basic Square
bottom of page