top of page

O envelhecimento populacional nesse século é uma realidade - Publicação Jornal A Tarde - Sexta-Feira 23/5/2025

  • Foto do escritor: Alderico Sena Sena
    Alderico Sena Sena
  • há 5 dias
  • 2 min de leitura

Alderico Sena

Especialista em Gestão de Pessoas, Ex–Diretor Regional de Pessoal do INAMPS/BA, Membro Fundador da ASAP – Associação dos Servidores da Previdência Social Federal da Bahia e Ex-Presidente do Conselho Nacional de Dirigentes de Pessoal do INAMPS


Lendo a matéria “População envelhece e o perfil do empregado doméstico muda” edição de (Domingo) 18 de maio de 2025 no Jornal A TARDE. “O idoso não precisa somente de cuidados fisiológicos, ele precisa ser ouvido”.

No meu artigo, O Envelhecimento populacional é uma realidade, publicado no Jornal A Tarde, edição de Quinta-feira 15/04/2021, chamei atenção que o envelhecimento populacional no novo século, um desafio a ser debatido pela sociedade. O Brasil é o 5º país em população idosa.

A falta de políticas públicas para pessoas idosas é uma realidade no Brasil. O envelhecimento populacional nesse século está comprovado e cadê as políticas públicas para os idosos?

O governo deve criar projetos voltados para a proteção e dignidade dos idosos, conforme assegura o Artigo 230 da Constituição Federal “A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida”, bem como o que garante a Lei 8.842/94 (Política Nacional do Idoso – Direitos Sociais) e a Lei 10.741/2023 Estatuto do Idoso.

No Brasil faltam hospitais especifico para as pessoas idosas, conforme reivindicações já formuladas aos governos da União e do Estado da Bahia.

O idoso precisa ser reconhecido como trabalhador – patrimônio do Brasil – porque foram esses que contribuíram com o desenvolvimento e o crescimento do País. Por esse motivo é que os idosos querem reconhecimento e os seus direitos respeitados, considerando que os deveres cívicos e previdenciários foram cumpridos na defesa do Brasil.

Atenção aposentados, respeito e reconhecimento só ocorrerão quando todos, entrarem em ação nas eleições para mudar esse desrespeito. Respeitar a pessoa idosa é ...tratar o próprio futuro com respeito!

A reconstrução do Brasil só depende da união e consciência política dos Aposentados, considerando o poder, a liderança e os eleitores que possuem nas famílias. Quem não é filho, neto de aposentado e quem não será um aposentado amanhã?

Segundo pesquisa, o Brasil possui um total de aposentados e pensionistas na ordem de 61,3 milhões X 4 = representam 122.6 milhões de votos, unidos elegerão todos os políticos nos 5.570 municípios, 26 estados e Distrito Federal e o Presidente.

Aposentado você está sendo considerado, carta marcada do baralho do poder. “Quem luta pelos seus direitos não é digno deles” Rui Barbosa                        

O quadro social e econômico do aposentado no Brasil é bastante vergonhoso. Aposentados cumpriram seus deveres com honradez e dignidade, só lhes restam direitos.  



 
 
 

תגובות


bottom of page