Por que defendo as matérias Educação Associativa e Ambiental no 1º e 2º Graus Redação 15 de agosto, 2025 - Notícia Livre
- Alderico Sena Sena
- 30 de ago.
- 3 min de leitura
Resgatar a família, a educação e o Brasil é um dever cívico de todos. É também refletir sobre o passado, viver melhor o presente e pensar no futuro. A educação está deseducada em casa, na escola e, infelizmente, em muitos outros ambientes. Hoje, vemos crianças que não respeitam mais os professores — e sabemos que educação é a ferramenta básica para socializar o ser humano.
A Constituição do Estado da Bahia de 1989, em seu Artigo 49 do Ato das Disposições Transitórias, determina:
“Fica criada, a partir do primeiro e segundo graus, matéria sobre educação associativa, visando a dotar os alunos e futuros profissionais de conhecimento sobre cooperativismo, cuja implantação deve ser feita no início do ano letivo, após a promulgação desta Constituição.”
Só poderemos formar bons cidadãos se ensinarmos, desde as primeiras letras, valores como cooperação, cidadania e responsabilidade. O cooperativismo é um caminho para o Brasil mais justo e humanitário que todos sonhamos. Educação vem de berço; a escola acrescenta conhecimento. Hoje, a inversão de valores atinge todos os níveis da sociedade.
A sociedade tem sido cruel consigo mesma. Com a implantação das matérias Educação Associativa e Educação Ambiental no 1º e 2º Graus, poderemos reconstruir o Brasil ensinando doutrinas fundamentais do cooperativismo, baseadas em princípios que promovem a justiça social e a solidariedade. É preciso ser para ter princípios e valores éticos e morais.
Vivemos em um mundo em constante transformação, marcado por desafios complexos e interligados. A globalização trouxe benefícios, mas também problemas como desigualdade econômica, perda de identidade cultural e crise ambiental. A tecnologia revolucionou nossa forma de viver, trabalhar e nos relacionar, mas trouxe riscos: dependência excessiva, disseminação de notícias falsas e ameaças à privacidade.
Outro ponto crucial é a sustentabilidade. O crescimento econômico acelerado e o consumo desenfreado têm provocado a exploração insustentável dos recursos naturais, ameaçando o equilíbrio do planeta. Mudanças climáticas, poluição e escassez de água são sinais de alerta que não podemos ignorar.
Para enfrentar esses desafios, é preciso compreender suas causas e agir. A desigualdade econômica gera exclusão social e instabilidade política. A crise ambiental exige medidas urgentes para evitar danos irreversíveis. E os impactos da tecnologia pedem reflexão ética e soluções responsáveis.
Preservar o meio ambiente é preservar a vida. Todos os seres humanos e animais dependem da natureza para se alimentar, tratar doenças e produzir bens essenciais.
O futuro dependerá das escolhas feitas agora: promover igualdade de oportunidades, respeitar a diversidade, proteger o meio ambiente, investir em educação de qualidade e adotar práticas sustentáveis. O diálogo, a cooperação internacional e a participação cidadã são ferramentas essenciais para construir uma sociedade mais inclusiva e democrática.
Nenhuma mudança será possível sem o engajamento de todos: governos, empresas, organizações sociais e cidadãos. Cada um tem um papel na construção de um país melhor. A cooperação é a ferramenta adequada para um mundo melhor.
Confesso: a maior arma do cidadão para iniciar a reconstrução do Brasil é saber usar o título eleitoral em 2026, pesquisando os três C dos candidatos antes de votar — Caráter, Competência e Compromisso com as causas da educação, do meio ambiente e do País. É na esfera de governo que se decidem os destinos da nação e as condições de vida da população.
O momento é de reflexão, não de omissão. Que Brasil queremos deixar para as futuras gerações? Querer é poder. Valorize seu voto e a si mesmo, eleitor. Seja a mudança — e não apenas um espectador que reclama dos políticos e do país.
Alderico Sena – Especialista em Gestão de Pessoas, Coordenador de Pessoal da Assembleia Estadual Constituinte de 1989, Ex-Superintendente da OCEB – Organização das Cooperativas do Estado da Bahia, Membro Fundador e Superintendente do SESCOOP – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo da Bahia. site: aldericosena.com – @aldericosena

Comentários