top of page

Emancipação e autonomia de Abrantes para a preservação do Meio Ambiente é preciso - Noticia Livre


Colunistas Destaques - Alderico Sena - 01 de Fevereiro de 2023

Considerando o Projeto de Lei Nº 18.824/2010 do ex-Deputado Clóvis Ferraz que tramita na Assembleia Legislativa da Bahia que “Dispõe sobre a criação do município de Abrantes, desmembrado do município de Camaçari, conforme o previsto no Art. 6º, Capitulo I da Constituição do Estado.

Convido a população de ABRANTES, conforme Distritos “Mapa, dados e história da Orla de Camaçari: Busca Vida (Rio Joanes), Jauá, Interlagos, Arembepe, Barra de Jacuípe, Monte Gordo, Guarajuba e Itacimirim”, a se manifestar junto aos Deputados Estaduais que ajudou a eleger nas eleições de 2022 para a aprovação da EMANCIPAÇÃO DE ABRANTE, visando a defesa da preservação das riquezas naturais, meio ambiente e turística que a Região proporciona a todos. Abrantes necessita de independência, socioeconômico, administrativa e política para o seu crescimento.

“Abrantes é um distrito de Camaçari e antiga sede do município. Suas origens remontam à antiga aldeia do Espírito Santo de Ipitanga, estabelecida em 1558, uma das quatro primeiras povoações fundadas pelos jesuítas no Brasil para catequizar os índios.

Em 1624, com a Invasão Holandesa, a aldeia serviu de asilo ao bispo D. Marcos Teixeira e ao clero secular da Diocese de São Salvador da Bahia.

Em 27 de setembro de 1758, a aldeia foi elevada à categoria de vila, com o nome de Vila Nova de Abrantes.

A Villa de Abrantes da Comarca do Norte representada em gravura de 1792, por Domingos Alves Branco Moniz Barreto, escriturário da contadoria geral da Junta da Real Fazenda da Capitania da Bahia (original no Arquivo Histórico Ultramarino, em Lisboa).


A histórica Igreja do Divino Espírito Santo, em Abrantes. Esse templo era parte das antigas instalações dos jesuítas, no local. Não se conhece a data de sua construção, mas sua arquitetura simples assemelha-se a outros templos de aldeias dos jesuítas dos séculos 16 e 17.

BENEFICIOS, MEIO AMBIENTE E RIQUEZAS NATURAIS DA REGIÃO – Sol, mar, brisa, ar puro: as praias oferecem beleza e oportunidades de lazer e esportes. Com isso, os moradores de regiões próximas à orla possuem a comodidade de ter tudo isso a algumas quadras de distância de casa. Porém, as vantagens não param por aí. Existem vários benefícios de morar na praia para a saúde física e mental.

Além de beleza, diversão e esportes, morar perto da praia faz bem para a saúde física e mental. Especialistas apontam que caminhar na orla, entrar no mar, relaxar na areia ou praticar algum esporte podem fazer a diferença.

Em um estudo publicado no “Journal of Environmental Psychology”, J. Aaron Hipp, Ph.D analisou a capacidade restauradora da praia. Ele afirma que à beira-mar traz mais vantagens para o bem estar das pessoas do que locais de entretenimento e outros ambientes urbanos. Quem vive perto do mar, por consequência, tem uma vida mais plena e com mais bem estar. Dessa forma, listamos alguns dos principais benefícios de morar na praia.

O primeiro deles é para a respiração. O ar puro melhora o sistema respiratório e isso ajuda a respirar bem. Além disso, previne ou auxilia na recuperação de doenças pulmonares, como asma, bronquite e alergias.

A vitamina D vem recebendo cada vez mais atenção dos nutricionistas e consumida em suplementos vitamínicos. Contudo, a luz do sol é a melhor fonte dessa vitamina para o ser humano, correspondendo a 80% de toda a absorção.

Uma caminhada na orla pela manhã ou no final da tarde é capaz de armazenar consideráveis níveis de Vitamina D no organismo. Entre os benefícios, estão melhor saúde óssea, por meio da regulação da presença de cálcio. Da mesma forma, a vitamina ajuda na saúde hormonal, redução do estresse, assim como na prevenção de doenças cardiovasculares.

A praia é um excelente espaço para espairecer a mente, organizar pensamentos e refletir. Por isso, não é somente a saúde física que melhora quando estamos perto do mar. Realizar atividades na praia reduz os níveis de cortisol, hormônio relacionado ao estresse. Além disso, é favorável ao relaxamento e à reflexão. Sendo assim, a proximidade com este ambiente torna as pessoas mais tranquilas. Até o som das ondas do mar faz bem. Pesquisas apontam que o nosso cérebro reage positivamente a ele. Entre as consequências positivas estão a sensação de segurança e foco no presente, ajudando no tratamento para ansiedade.

A água do mar contém altos níveis de minerais como magnésio, potássio e iodo. Eles oferecem efeitos terapêuticos, auxiliam no combate a infecção, bem como ajudam o corpo a desintoxicar. Nadar no oceano abre os poros da pele, permitindo maior absorção dos minerais, além da expulsão de toxinas que causam doenças. Similarmente, respirar o ar oceânico enche os pulmões com moléculas que impulsionam o sistema imunológico. Como você pode perceber, a sensação de leveza depois de um dia de praia não é só psicológica, uma vez que o corpo está limpo e renovado.

Morar perto da praia oferece qualidade de vida e bem estar para toda a família. Além da alegria de estar ao ar livre com belezas naturais incríveis, tudo a poucos metros de distância, a saúde física e mental ganha”.

Cidade sustentável é aquela que emprega ações de sustentabilidade em seus serviços fundamentais (mesmo aqueles que não estão diretamente relacionados com o meio ambiente, como segurança, transportes, educação e saúde). O objetivo deve ser contribuir para o desenvolvimento ambiental e econômico da cidade.

Um dos desafios é salvar os Rios Joanes, Barra de Jacuípe, dentre outros e seus afluentes. MEIO AMBIENTE É VIDA!

A Oscip Rio Limpo, criada em 2009, sob a direção do Dr. Fernando Borba, comunidade de Lauro de Freitas e Abrantes, lutam há 12 anos pela revitalização dos Rios com uma série de ações, reuniões e processos protocolados nos órgãos ambientais, Ministério público, Municípios, Estado e União sem quaisquer providências em que o caso requer. OS RIOS ESTÃO PEDINDO SOCORRO!


A comunidade de Abrantes, espera contar com a valiosa compreensão e apoio do Presidente da Assembleia, Adolfo Menezes para colocar em PAUTA O PROJETO Nº Lei 18.824/2010 para apreciação e votação dos Deputados Estaduais que tomarão posse no dia 1º de fevereiro 2023 na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. Querer é poder!


A população poderá obter o e-mail dos Deputados Estaduais que votaram nas eleições de 2022 e foram eleitos, através do site: https://www.al.ba.gov.br para solicitar o apoio da aprovação do Projeto de emancipação de Abrantes.


Exercer a cidadania na defesa dos interesses públicos é preciso. Juntos seremos muitos mais fortes. “Todo o poder emana do povo.” Seja a mudança!


Alderico Sena – Especialista em Gestão de Pessoas, Ex- Membro da Câmara Técnica do IBAMA, Coordenador de Pessoal da Assembleia Estadual Constituinte 1989 e Ex- Assessor Parlamentar do Deputado Estadual Zezito Pena – site: www.aldericosena.com


bottom of page