top of page

Republicação: Noticia Livre - Este artigo foi publicado em Dezembro de 2012 A sociedade é

A sociedade é cruel com ela mesma

Publicado em Quinta, 27 Dezembro 2012

Alderico Sena

“Agente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem” Oscar Niemeyer. Grande perda política para o Brasil.

O eleitorado se ausentou do processo político e das questões nacionais, erro gravíssimo e imperdoável. Os altos índices de abstenção, somados aos votos brancos e nulos registrados na eleição de outubro, demonstra como a sociedade é cruel com ela mesma. A falta de consciência política do eleitor após os anos 80 é tamanha que se verifica que a atitude comportamental do eleitor só fez contribuir para o crescimento da corrupção, violência e da impunidade praticada no Brasil, considerando que toda e qualquer decisão depende da política. As falências da educação pública de qualidade, grêmio e diretório estudantil vetaram a formação de nova liderança estudantil e de classe donde nasciam os bons políticos.

A partir dos anos 80 o eleitor perdeu a confiança na política e nos Poderes constituídos (executivo legislativo e judiciário). Foi aí que a elite passou a dominar a educação que ficou deseducada, a saúde ficou doente e a segurança ficou insegura, devido à covardia, a omissão e a falta do exercício de cidadania do eleitor que foi afugentado pelo poder do capital, passando a votar em branco, nulo ou não comparecendo as urnas para efetivamente exercer o seu direito de cidadão, como único instrumento para a democracia e o desenvolvimento de um País.

Para mudar este caos social e político que atravessa o País, só vejo uma alternativa, é a sociedade ir para RUA GRITAR, O POVO QUER A REFORMA POLÍTICA JÁ com financiamento público de campanha como única forma de mudar o Sistema eleitoral e o de moralizar os três Poderes Constituídos no Brasil.

A sociedade precisa entender e aprender que todo cidadão já é político ao nascer, vejamos: Quando uma criança chora quer o que? Única forma de reivindicar é o choro. Disse BRECHT: “O pior analfabeto, é o analfabeto político, ele não sabe que o feijão, a farinha, o remédio, o transporte, a saúde, a educação, o aluguel, etc.” tudo depende de decisão política.

Uma das coisas que a sociedade precisa exigir dos Poderes Públicos é mudar o critério de escolha do gestor público, observando currículo e história profissional para avaliar o caráter do “homem”. A sociedade é injusta com ela mesma, por que classifica todos os políticos de desonestos. As poucas lideranças políticas honestas ainda existentes foram impedidas de participar do processo político partidário de um Sistema eleitoral arcaico e direcionado.

Aposentados, Pensionistas e a sociedade organizada precisam defender a Reforma Política Já, com o financiamento público de campanha e o voto facultativo, objetivando um novo modelo político e a participação de lideranças de todas as classes sociais no processo político eleitoral, visando coibir a corrupção de políticos desonestos que as suas campanhas são financiadas por grupos econômicos com interesses escusos.

Sociedade existe um PODER maior que o do povo? Juntos somos fortes, separados seremos sempre fracos. É hora de ação e não de omissão. O momento é de reflexão e ação. Vamos passar a votar em 2014 no SER E NÃO NO TER do candidato. Querer é Poder.

Lembramos a sociedade, em especial ao eleitor, que nem todos os políticos são iguais, precisamos separar o “JOIO DO TRIGO”. A consciência política do eleitor é o fator preponderante para a descoberta de bons políticos que estão escondidos por não fazerem parte do sistema eleitoral ou por não ter a oportunidade de candidatar-se. É papel da sociedade participar do processo democrático para o crescimento e desenvolvimento do País.

O povo brasileiro precisa aprender ao menos uma coisa com o povo americano, exercício de cidadania. Leiam o que escreveu em seu livro “A Estratégia de Barack Obama”: “Arregaçar as mangas talvez seja ultrapassado”; “Engajar-se na política pode ser a onda do futuro” e "A impermanência rege o universo os que resistem à mudança resistem à realidade e à vida em si”.

Vamos todos juntos construir um Brasil melhor para as futuras gerações, cuidando e amando a natureza, observando que ela é quem cura e alimenta todos os seres.

Neste epilogo aposentados, pensionistas e idosos, agradecem e parabenizam o Poder Judiciário pela brilhante atuação com destaque, a Juíza Federal Selene Maria Almeida, Eliana Calmon, Rita Tourinho, Joaquim Barbosa, Jorge Hage Sobrinho, dentre outros que estão conduzindo suas atribuições públicas com ética, isenção e imparcialidade para a moralização e a credibilidade dos Três Poderes Constituídos.

Alderico Sena - Especialista em Gestão de Pessoas e Cooperativismo, Coordenador de Pessoal da Assembléia Estadual Constituinte-89, Presidente do Movimento dos Aposentados, Pensionistas e Idosos e Vice Presidente da Executiva Municipal da Cidade do Salvador do PDT- Partido Democrático Trabalhista

bottom of page