top of page

A valorização do Professor é fator decisivo para uma educação de qualidade - Noticia Livre

Não sou político, governante, magistrado, advogado, médico, dentista, engenheiro administrador, tecnólogo, dentre outras profissões, sabem quem sou? Quem forma todos os cidadãos. Sou Professor. Frase que todos os cidadãos devem internalizar na memória.

Educação de qualidade é a base para transformação do cidadão. O eleitor só deve votar a partir de 2020 em candidatos que tenham compromisso em defender a educação como investimento. Pois, não é novidade que a educação no nosso País nunca foi prioridade, por falta de vontade política. “A crise da educação no Brasil não é uma crise: é um projeto”. Darcy Ribeiro

O que não é real é o fato de apontarem o professor como o único e principal responsável por essa situação. Isso mesmo, ele é um dos profissionais que atua na escola, mas não o único. Outro fator agravante é o fato de aceitarem que educação seja “doação”. Até mesmo o professor “inconscientemente” age desse modo. Pois, quando alguém pergunta a ele o que faz, o mesmo responde: “dou aula”. Quando me refiro à valorização do professor, não faço uma cobrança unilateral, apenas ao governo. Cobro também a valorização de toda a sociedade. É preciso que ele tenha orgulho do que faz, é preciso sentir-se importante em sua tarefa, que é educar. Doa a quem Doer! Para isso, em primeiro lugar, o professor precisa parar de se sentir o coitadinho e ir à luta! Até porque quem trabalha na educação já é um “HEROI”. Vocês sabem qual é a rotina de um professor? Pois, todos deveriam conhecer a desgastante rotina de quem trabalha com educação, ainda mais no Brasil. Falar horas seguidas, trabalhar em pé e ter “jogo de cintura” para lidar com alunos deseducados, carentes de afeto, limite e de disciplina nas famílias são desafios que exigem bastante do físico e do psicológico. Às más condições de trabalho e da unidade de ensino resultam em problemas que comprometem a eficiência profissional e o aprendizado dos alunos. O número de professores que ficam doentes é assustador. O papel do Professor é de ensinar, educar é uma responsabilidade dos pais. “Não se assustem, agora, pelos menos, temos um nome chique para isso, esses sintomas fazem parte da síndrome de Burnout já que no passado, dizia-se do professor que apresentasse esses sintomas que ele estava “tan” e, que “piro o cabeção”. Melhor esclarecendo, a síndrome de Burnout caracteriza-se por uma excessiva exaustão física e emocional, começa com um sentimento de desconforto que aumenta, enquanto a vontade de lecionar diminui”. Você acha que não? Então troque de lugar com o professor apenas por um dia e sinta o resultado.

Eleitor, nada muda se você não mudar, considerando que toda decisão é política. Povo educado País desenvolvido. SEJA A MUDANÇA!

Alderico Sena – Bacharel em Teologia Sociedade e Política e Especialista em Gestão de Pessoas – aldericosena@gmail.com

bottom of page