top of page

Ser cidadão ético é dever de todos - Publicado no Jornal A TARDE

Ser cidadão ético é uma referência de dignidade, princípios e valores que se aprende na família, pois ser ético com o próximo, a natureza, animais e instituições é um dever de todo ser humano. Ser ético nada mais é do que agir de forma honesta, proceder bem, sem prejudicar os outros. É cumprir com os valores da sociedade em que vive, ou seja, onde mora, trabalha, estuda, etc. Ética é tudo que envolve integridade, é ser honesto em qualquer situação e ter coragem para assumir seus erros. Todo ser ético reflete sobre suas ações com o bem ou o mal para seu próximo e seu País. É ter a consciência "limpa" e liberdade.

Hoje ser cidadão é, votar nas eleições. Se escolher um candidato e votar é sinônimo de democracia e cidadania por que o voto é obrigatório. Não seria melhor formar o cidadão consciente, mas a quem cabe o dever de formar o cidadão? A escola? A família? A sociedade como um todo? Só podemos formar cidadão, ensinando a criança desde as primeiras letras a ser cidadão. “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transforma o mundo” Paulo Freire. Tudo se inicia em casa.

O Sistema educacional faliu não forma mais homens e mulheres livres, preparados, capazes de exercerem suas habilidades de ideias, conscientes de seus deveres e direitos. A atitude profissional em relação à ética pode definir qual o rumo, quanto ao sucesso ou insucesso.

O que fazer então para andar um pouco mais seguro neste terreno nebuloso de inversão de valores e princípios predominante na humanidade? Algumas estratégias podem dar um norte: Não faça absolutamente nada que você não possa assumir em público, tendo a perfeita dimensão de quais são os seus limites; é importante também que avalie os riscos das decisões que toma; verifique se os valores da empresa são compatíveis com os seus. Se não, você tem apenas três saídas: ou você muda as regras ou tenta se adequar ou procura outro lugar que lhe seja mais conveniente; trabalhe sempre com base em fatos reais, procurando sempre não julgar se baseando em suposições; saiba que para ser leal com o próximo, você precisa ser leal consigo mesma; saiba que ser um cidadão ético estará cooperando para a construção de uma sociedade melhor, onde todos os cidadãos serão contemplados com a Paz, Amor, Fraternidade e Solidariedade.

Um poeta anônimo soube bem como exprimir o verdadeiro conceito de ética: “Vigie seus pensamentos, porque eles se tornarão palavras; vigie suas palavras, porque elas se tornarão seus atos; vigie seus atos, porque eles se tornarão seus hábitos; vigie seus hábitos, porque eles se tornarão seu caráter; vigie seu caráter, porque ele será o seu destino". Lembrando que quem cria e descria qualquer coisa é o ser humano.

ALDERICO SENA – ESPECIALISTA EM GESTÃO DE PESSOAS – ALDERICOSENA@GMAIL.COM

bottom of page