top of page

A IMPORTÂNCIA DE SE INTERESSAR PELA POLÍTICA - Noticia Livre

Eleitor não pergunte o que o Brasil pode fazer por você, pergunte o que você pode fazer pelo Brasil para transformar, moralizar e RECONSTRUIR o País. Vamos demonstrar esta responsabilidade de forma consciente nas urnas para expulsar malfeitores e corruptos da política, começando essa atitude na eleição de novembro de 2020, posteriormente na eleição de 2022. Só através da ARMA DO VOTO poderemos transformar um Brasil que pede socorro aos seus eleitores.

Quais são as consequências da omissão política da sociedade e as consequências da participação em prol do bem público? E qual seria a sua colaboração? As consequências da omissão política da sociedade podem ser catastróficas. Se a sociedade se cala e começa a aceitar tudo o que os políticos fazem, eles terão a liberdade de se corromper ou a praticar atrocidades como vem ocorrendo a muito tempo, é só acompanhar a crise, moral, política e institucional que assola no País, entre os Três Poderes Constituídos. O que o eleitor pode fazer é buscar o conhecimento, saber o que os políticos estão fazendo, unir-se com a comunidade e começar a cobrar pelo trabalho honesto deles. Além disso, é preciso votar com consciência.

As eleições municipais batem à porta e nós precisamos estar atentos e vigilantes aos aproveitadores corruptos e corruptores, “Candidatos e Cabos eleitorais”. Qual a importância de se interessar por política – e de entender pelo menos o básico sobre o assunto? Confesso que relutei a começar a escrever sobre esse tema, afinal dizer que política é importante é chover no molhado, considerando um erro grave da sociedade, visto que quem não gosta de política é governado por quem gosta.

O eleitor já deve ter ouvido que o homem é um animal político – conceito de Aristóteles. Fazemos política a todo momento, afinal precisamos tomar decisões que afetam a coletividade a toda hora. Coisa parecida disse Bertolt Brecht: “Que continuemos a nos omitir da política. É tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem”. Mas essas coisas você já sabe, não é mesmo?

Também é muito provável que você já saiba que a política no Brasil (pelo menos a política institucional, aquela dos políticos engravatados) decepciona muito. A máquina pública, que deveria servir ao povo, é cooptada diariamente por interesses escusos, incompatíveis com o bem-estar da população. Os políticos brasileiros servem sobretudo aos seus financiadores, normalmente grandes empresas privadas, interessadas em expandir lucros. Sobra pouco tempo para os eleitores. Mas isso também não é nada de novo. Correto?

Com todo nosso conhecimento, por que não fazemos diferente? Por que não superamos a fase da indignação e passamos à prática? É só “Separar o Joio do Trigo”?

A maioria da população não consegue traduzir seu descontentamento com o atual estado das coisas em ações práticas que mudem essa história de alguma forma. Aceitamos as coisas como são e ficamos anestesiados frente às inúmeras denúncias de corrupção e aos desmandos de nossos representantes.

O fato é que temos ainda uma democracia muito imatura por escassez de líderes no Brasil, partidos impotentes com baixo envolvimento da população e uma frágil cultura política. Para entender por que a passividade em relação à política é tão grande no Brasil, temos de investigar os motivos que levam as pessoas a adotar essa postura. Podemos entender o fenômeno de muitas formas.

Sentimento de impotência e descrença: as pessoas não acham que existem meios de agir na política e promover mudanças. Além disso, muitos não enxergam o potencial de transformação social que a política possui. Desinteresse: há um desinteresse em se aprofundar em política, que se altera apenas em eventos de grande relevância nacional.

De fato, informar-se constantemente, ler artigos, teses e livros sobre política dá muito trabalho. Muitas vezes é difícil encontrar dados confiáveis sobre um assunto e as fontes encontradas simplesmente não se esforçam em transmitir as informações de forma inteligível ou minimamente imparcial. E além de tudo, qual o benefício de se empenhar tanto em aprender sobre política? É difícil encontrar respostas convincentes.

Inação: o desinteresse de uns leva à inatividade de outros, que mesmo interessados em política, se veem perdidos e não sabem por onde começar. O que é preciso saber? Quanto preciso estudar? Que grupos/organizações/partidos devo frequentar? Faltam exemplos concretos de ação política na vida da maioria das pessoas.

O primeiro passo para mudar é entender e participar ativamente.

Tudo precisa começar de algum lugar. Pode ser que a ideia de engajamento político remeta a coisas como se filiar a um partido ou associação, frequentar assembleias e reuniões, fazer protestos, discursar, debater, propor mudanças, entre outras atividades pouco confortáveis.

Mas por que não começar pelo básico, como aprender mais sobre o sistema político no Brasil? Explicar essas coisas – muitas vezes chatas e com muitas informações desencontradas nas redes sociais e na mídia – de uma maneira mais simples, descomplicada e interativa é, a missão de Alderico Sena! Tento ser uma ferramenta de educação política sem vinculações em grupos políticos e econômicos, com o objetivo maior de ajudar a sociedade conhecer mais sobre a política – e consequentemente formar seus próprios pontos de vista. Precisamos ajudar a juventude a formar suas opiniões para tomarem suas decisões.

Acreditamos que buscar informação e criar gosto pela política é aquele primeiro passo que falta ao eleitor para se tornar um cidadão mais consciente e engajado. A omissão prejudica o Brasil e a sociedade. Se o eleitor omite, alguém vai lá e faz por você e prejudica, inclusive nossos familiares. Lei que resolve muitos problemas: LEI-TURA! NADA MUDA SE VOCÊ ELEITOR, NÃO MUDAR! BRIZOLA VIVE!

Alderico Sena – Especialista em Gestão de Pessoas e Membro da Executiva Nacional do Movimento dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do PDT – Partido Democrático Trabalhista – site: www.aldericosena.com – Consultem e leiam, artigos puros, leais e autênticos!

bottom of page