top of page

Os idosos merecem um hospital - Noticia Livre

O Dia Internacional das Pessoas Idosas é comemorado em 1 de outubro. O principal objetivo desta data, além de homenagear as pessoas idosas, é incentivar a conscientização da sociedade sobre as necessidades das pessoas idosas. O Art. 230 da Constituição Federal assegura aos idosos “A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida”. Senhor Governador Rui Costa os idosos merecem um hospital.

O Brasil é um País em crise. Crise moral, política e institucional. É uma crise que afeta o idoso e todas outras idades. Se as perspectivas dos idosos são poucas, o mesmo acontece com os jovens, para os quais o caminho há de ser bem mais longo e as possibilidades para o futuro bem menor. Envelhecer é um trunfo, mas para gozar da velhice é preciso dispor de políticas públicas adequadas que possam garantir um mínimo de condições de qualidade de vida para os que chegam “lá.”.

O desrespeito dos governos a Constituição Federal quando não cumpre o Artigo 230 C.F, Estatuto do Idoso e a Lei Nº 8.842, que define: A política Nacional do idoso, regida pelos seguintes princípios: “I – A família, a sociedade e estado têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem estar e o direito a vida; II – O processo de envelhecimento diz respeito à sociedade em geral, devendo ser objeto de conhecimento e informação de todos; III – O idoso não deve sofrer discriminação de qualquer natureza; IV – O idoso deve ser o principal agente e o destinatário das transformações a serem efetivadas através desta política; V – As diferenças econômicas, sociais, regionais e, particularmente, as contradições entre o meio rural e o urbano do Brasil deverão ser observadas pelos poderes públicos e pela sociedade em geral. São competências das instituições públicas: “Prestar serviços e desenvolver ações voltadas para o atendimento das necessidades básicas do idoso, mediante a participação das famílias, da sociedade e de entidades governamentais e não-governamentais, dentre outras ações.

Na área de saúde o Estado tem o dever de garantir ao idoso a assistência à saúde, nos diversos níveis de atendimento; incluir a Geriatria como especialidade clinica, para efeito de concursos públicos federais, estaduais, do Distrito Federal e municipais, dentre outras ações”. É um direito que tem que ser respeitado aos idosos.!

Senhor Governador, cada vez mais a ciência se renova estendendo a vida do ser humano, e as políticas públicas devem acompanhar, para dar cada vez mais saúde e bem-estar aos idosos.

Alderico Sena – Especialista em Gestão de Pessoas – aldericosena@gmail.com – www.aldericosena.com – Consulte e leia bons artigos

bottom of page