top of page

Movimentos Sociais perderam força

Os movimentos sociais são característicos de uma sociedade plural, que se constrói em torno do embate político por interesses coletivos e/ou individuais .... Os grupos que produzem ação em busca de representação política de seus anseios atuam de modo a produzir pressão direta ou indireta no corpo político de um Estado. Os movimentos sociais surgiram a partir das contradições da sociedade capitalista.

Movimento social é um “conceito” que designa a ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio de embate político. Nos dias atuais o mundo vem vendo uma onda crescente de movimentos sociais nos mais diversos países que buscam melhores perspectivas de vida entre essas reivindicações uma melhor assistência do estado como saúde, educação, trabalho, melhor distribuição de renda, redução das desigualdades sociais e buscando também que a política seja de fato democrática, e mais ética e menos corrupta. O Brasil sempre teve movimentos sociais que lutam pelas causas sociais, econômicas, políticas e culturais.

O Feminismo é um discurso intelectual, filosófico e político que tem como meta os direitos iguais e a proteção legal às mulheres. A teoria feminista surgiu destes movimentos femininos, e se manifesta em diversas disciplinas como a geografia feminista, a história feminista e a crítica literária feminista. Uma das que lutaram pela causa feminista foi Ana Montenegro, falecida com 91 anos, em 30 de março de 2006 em Salvador.

O movimento sindical também faz parte de grande parte da história do pais e esteve presente em diversos momentos desde do momento em que surge a ditadura militar no Brasil até o seu fim em 1985 com o Movimento pelas Diretas Já, onde surgi várias lideranças políticas. O movimento estudantil era um movimento social da área da educação, muito forte que perdeu a sua identidade.

O capitalismo industrial trouxe vários benefícios e avanços tecnológicos, mas trouxe consigo muitas consequências para o meio ambiente e a decepção do envolvimento de forma direta na corrupção e da imoralidade no campo político, onde trouxe sérias consequenciais para a sociedade e o País.

Movimento social é a expressão da organização da sociedade civil, formada por ações coletivas que tem como objetivo alcançar mudanças sociais através do debate político dentro de um determinado contexto na sociedade.

Movimentos Sociais perderam o seu poder de força e autonomia política no início do século XXI, devido a mudança de objetivos estatutários e também em termos de representatividade. Movimentos Sociais precisam ser revitalizados para a descoberta de novas lideranças e assim buscarem contribuir com o crescimento e o desenvolvimento do País.

Alderico Sena – Especialista em Gestão de Pessoas e Presidente do Movimento dos Aposentados do PDT – Partido Democrático Trabalhista na Bahia

bottom of page