top of page

SER HONESTO É PRECISO

Publicado: www.noticialivre.com.br

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a deshonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto” - Rui Barbosa. Vamos avaliar estas palavras: O que você deseja? E o que você não deseja? Para as gerações futuras? O momento é de reflexão e ação para mudança de atitude de cada cidadão brasileiro, considerando que toda atitude ilegal é também imoral.

Quando o ser humano entender que a ambição pelo poder e pelo capital é que levam o “HOMEM” a ser um corruptor e causador da violência contra a sociedade, talvez o indivíduo venha entender o que Rui Barbosa escreveu e quis dizer, desde aquela época, à sociedade “vergonha de ser honesto”.

A crise MORAL que o País atravessa não é de agora, mas é muito importante para que a sociedade reflita e passe a exercer a sua cidadania, combatendo o bom combate, denunciando e reagindo contra os malfeitores que se utilizam do erário publico para a prática de corrupção o que afeta a qualidade da educação, saúde, segurança e outras políticas públicas da sociedade, inclusive um salário digno ao Professor.

O Brasil não tem nada a ver com a má índole de cidadão corrupto e corruptor. O Brasil é de uma riqueza natural fantástica, o ser humano é que não sabe preservar o que ela oferece, considerando que é a natureza que produz alimento, remédio, ar, água, enfim a sustentabilidade do ser humano e dos animais.

Princípios e valores começam em casa e na escola, as mãos de cada cidadão não são iguais, mas a sociedade generaliza e não sabe separar o “JOIO DO TRIGO”, começando na classificação que “todos os políticos são iguais” ai que mora o jogo da corrupção e o grave erro do cidadão. A escolha do representante político é do eleitor. Rui Barbosa escreveu: “O cidadão que não conhece os seus direitos, não tem o direito de lutar por eles”. O eleitor com consciência política deveria votar no ser (caráter) e não no ter do candidato corrupto e corruptor. Assim, a sociedade não conviveria com tantos escândalos como o da Petrobras, Carlinhos Cachoeira, Valério Doce, PC Farias, Sudam, Anões do orçamento, dentre outros escândalos contra o dinheiro do povo. Infelizmente a elite transformou a política em negócio. Eleitor nem todos os políticos são iguais, é incrível como uma pessoa esclarecida entra no jogo político da ELITE CAPITALISTA quando estimula o povo a falar e a curtir em rede social o “Impeachment de Dilma Rousseff” e que: “Se já não votava mais em político nenhum, agora com o escândalo da Petrobrás é que não vota mesmo em nenhum político”. Lembramos que até os anos 80 não tínhamos o direito de votar e de escolher os representantes da cidadania. O pior analfabeto é o analfabeto político Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, farinha, aluguel, remédio, escola, plano de saúde, gasolina, transporte e impostos, enfim tudo na vida do individuo e do País dependem de decisões políticas. O volume de recursos desviado como o da: Previdência Social, Petrobras e tantas outras instituições públicas fossem destinadas a educação, cultura, saúde, segurança e infraestrutura, os serviços públicos seriam de boa qualidade para a sociedade.

Depois de trinta anos da conquista das Diretas Já, chegou à hora da sociedade se manifestar e exigir duas reformas: A MORAL E A POLÍTICA COM FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHA, A EXEMPLO DAS DIRETAS JÁ EM 1984 para a moralização dos Três Poderes e a mudança do perfil político brasileiro. Eleitor quem cria e descria o destino do Brasil é o eleitor, através do voto consciente, considerando que toda e qualquer decisão é política. Eleitor o momento é de reflexão e ação, visando o bem-estar de 200 milhões de brasileiros e das futuras gerações? . “O homem que quer mudar a sociedade não pode ter idéias tímidas”, Padre João Leão Dehon.

O Movimento do aposentado, pensionista e idoso não poderia deixar de parabenizar e agradecer à atuação dos procuradores do Ministério Público Federal e a Policia Federal pelos relevantes serviços prestados no combate a corrupção e pela moralidade do serviço público. Vamos refletir as palavras de Rui Barbosa “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a deshonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”, e ensinar as crianças desde as primeiras letras, a ser mais em vez de querer ter sempre mais, raiz de todos os males, pois o que destrói o ser humano é a “Política sem princípios, prazer sem compromisso, riqueza sem trabalho, sabedoria sem caráter, negócios sem moral, ciência sem humanidade e oração sem caridade.” Gandhi

ALDERICO SENA – ESPECIALISTA EM GESTÃO DE PESSOAS, VICE-PRESIDENTE DO PDT DE SALVADOR E VICE-PRESIDENTE NACIONAL DO MOVIMENTO DO APOSENTADO, PENSIONISTA E IDOSO DO PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA/PDT- ALDERICOSENA@HOTMAIL.COM

bottom of page