top of page

Princípios e Valores na Família

Publicado - WWW.noticialivre.com.br

Todo o momento na vida é um aprendizado educacional. Sendo que a família é o alicerce e a escola é a base de tudo. “Aprendemos olhando para trás. Evoluímos olhando para frente”. Ashley Montagu

Só podemos ter esperança de construir um Brasil melhor, se cada cidadão deixar de querer tirar proveito em tudo e passar a colocar em prática o SER – servir ao próximo, sem olhar a quem, e não se servir do próximo - a natureza e o País com responsabilidade social. Só assim podemos de fato falar em Sustentabilidade. O individualismo, o corporativismo, a ambição e o egoísmo têm contribuído para a inversão de valores do homem – raiz de todos os males.

Se os pais começarem a mudar seus maus hábitos educacionais na presença dos filhos, tais como: Não fumar em ambiente público, não jogar objetos pela janela de carro e apartamentos, não entrar sem camisa em estabelecimentos, não usar celular em locais público e dirigindo, não invadir sinaleira, dentre outras atitudes de má educação, fiquem certos de que teremos uma nova geração educada, pois a educação começa em casa.

Devemos repassar às crianças que a natureza é sábia e abundante e que ela precisa ser preservada. As pessoas precisam ser mais racionais para com o mundo. As mentes é que têm que mudar. O futuro não é sem esperança, ele só está mal conduzido.

O que estamos fazendo e o que queremos? O que estamos vendo na mídia e no Mundo? O medo é o assassino da mente. Se não fizermos as coisas acontecerem, DEUS não cairá do céu, para mudar os erros e as coisas continuarão se agravando e todos serão prejudicados.

Com base a um exemplo de: “Uma Lição de Cooperação” de um velho e rico fazendeiro, transcrevemos: “Um velho e rico fazendeiro, já às portas da morte, pediu que se reunissem ao redor de seu leito todos os seus filhos. Depois de narrar toda a sua vida, falando das dificuldades que enfrentara até formar a família e construir o patrimônio que deixaria como herança a todos, tirou de sob o cobertor um feixe de varas e entregou ao filho mais velho, recomendando que o partisse assim como estava. Embora empregando todas as suas forças e usando a inteligência para encontrar a melhor forma de obter o que lhe pedia o pai, não conseguiu fazê-lo. Mesmo depois de retorcidas e esmagadas, as frágeis varinhas do feixe não foram rompidas por nenhum dos jovens, que as devolveram ao idoso. Este, por sua vez, desamarrou o feixe, quebrando facilmente cada uma das varinhas, observando: - Estou deixando a vocês um patrimônio sólido, que eu, sua mãe e os mais velhos de vocês construímos. Se este patrimônio cresceu, se tornou produtivo e forte, foi porque sempre estivemos unidos e pudemos resistir às intempéries, às crises e aos interesses dos que nos invejavam. Gostaria que após a minha partida, todos continuassem juntos para conservarem o que lhes deixo. Se decidirem dividir o que temos, é bem possível que aconteça a cada um o que aconteceu com estas varinhas. Separadas são fáceis de quebrar...”.

No momento que a família colocar como prioridade o ensinamento de princípios e valores, começando pelo exercício de criar o hábito com as crianças de LER e também exigir do governo educação pública de qualidade em tempo integral com a valorização profissional do professor, tenham certeza de que mudaremos costumes, atitudes e comportamentos nos indivíduos.

“A educação deve contribuir para o desenvolvimento total da pessoa – espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade social, espiritualidade. Todo ser humano deve ser preparado, especialmente graças à educação que recebe na juventude, para elaborar pensamentos autônomos e críticos e para formular seus próprios juízos de valor, de modo a poder decidir por si mesmo nas diferentes circunstancias da vida”. Educação: Um Tesouro a descobrir – Relatório Jacques Delors – UNESCO.

O momento é de reflexão e de ação para que cada cidadão possa rever seus conceitos, comportamentos e atitudes educacionais para com as pessoas e em especial para com as crianças e idosos, pois quem obtém princípios e valores na família tem dignidade. Caráter não tem preço, para aquelas pessoas que desde as primeiras letras têm bons exemplos de princípios e valores na família.

Alderico Sena –Especialista em Gestão de Pessoas, Coordenador de Pessoal da Assembléia Estadual Constituinte –89, Presidente e Membro da Executiva Nacional do Movimento dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do PDT – Partido, Democrático Trabalhista

bottom of page