VIVA A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL E O TRABALHISMO 6 de setembro, 2022 - Noticia Livre

Colunistas Destaques - Alderico Sena

de setembro, 2022 Redação

Neste 7 de setembro, homenageio os nossos heróis e heroínas que defenderam a independência da Pátria Amada Brasil.


Brasileiros, se unirmos o Brasil em torno da ideia generosa de um desenvolvimento cujo centro seja a pessoa humana, estaremos impulsionando um movimento de transformações sociais e políticas que poderão marcar a nossa história.


A Única solução para o Brasil está na educação em tempo integral, bandeiras de Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e Paulo Freire. Precisamos pensar em um Brasil melhor para as futuras gerações, juntos seremos mais fortes!


O trabalhismo é um conceito que começa a ser estabelecido a partir da Revolução Industrial, quando começa a se organizar um movimento com vistas à melhoria da condição de vida dos trabalhadores. Com o passar dos anos, o “movimento trabalhista” começa a crescer e a gerar diferentes ideologias na defesa deste ideal, tendo uma variação de abordagem em relação ao tema. Dentro desse espectro se encontram desde as ideologias mais brandas como a democracia-cristã, passando pelo próprio trabalhismo, social-democracia, socialismo e chegando até as mais radicais como o comunismo e o anarquismo.


No Brasil, o “movimento trabalhista” só começa a ganhar corpo no início do século XX, na parte final da República Velha, vindo a se fazer mais presente na vida nacional por volta das décadas de 20 e 30.


O Partido Democrático Trabalhista, idealizado pelos líderes Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Abdias do Nascimento, dentre outros, teve seus fundamentos na consciência democrática nacional e nas grandes lutas históricas do trabalhismo brasileiro. Inspirado na Declaração dos Direitos Humanos das Nações Unidas no conteúdo da Carta Testamento do Presidente Getúlio Vargas e na Carta de Lisboa, elaborada quando se reuniram os trabalhistas no exilio com os trabalhadores do Brasil.


Outro fato importante os maiores líderes do trabalhismo em toda a história do Brasil, foram e continuam sendo do PDT – Partido Democrático Trabalhista. Um Partido de história e valores na história do Brasil, conforme transcrevo a biografia de alguns líderes abaixo, dentre outros:


João Belchior Marques Goulart (Jango), Vice-Presidente por duas vezes e Presidente do Brasil de 1961 a 1964, quando foi deposto pela Ditadura militar.


Leonel Moura Brizola – Foi Prefeito de Porto Alegre, Deputado Estadual e Governador do Rio Grande do Sul, Deputado Federal pelo Rio Grande do Sul e pelo extinto Estado da Guanabara e Governador do Rio de Janeiro, único politico a governar dois Estados. Por duas vezes foi candidato a Presidente do Brasil pelo PDT, partido que fundou em 1980.


Darcy Ribeiro, o Mestre educador, desenvolveu trabalhos na área de educação, sociologia e antropologia. Foi um dos responsáveis pela criação da Universidade de Brasília, sendo o primeiro Reitor. Darcy Ribeiro, idealizou o CIEP – Centros Integrados de Ensino Público, um projeto revolucionário no Brasil de assistência integral às crianças na escola com as 5 (cinco) refeições. Amo essa frase do Darcy e que é a pura realidade: “A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto.”


Abdias Nascimento, um dos maiores líderes NEGRO do Brasil. Ativista social e político. Foi um guerreiro na defesa da cultura e igualdade para as populações afro descendentes que em pleno século XXI sofrem com as injurias e discriminações raciais no país, nome de grande importância para a reflexão e atividade sobre a questão do NEGRO na sociedade brasileira.


Encerro este artigo com uma frase do Mestre educador Darcy Ribeiro, visando uma reflexão dos eleitores na URNA no dia 02 de outubro no que concerne ao que deseja para o Brasil e para as futuras gerações a partir de 2023 com os novos políticos e governantes.


“SÓ NOS RESTA A ESPERANÇA DE UMA REVERSÃO RADICAL, QUE DEVOLVA AOS BRASILEIROS A OUSADIA DE TUDO REPENSAR PARA REINVENTAR O BRASIL QUE QUEREMOS. “DARCY RIBEIRO


Por tudo que relatei, defendo a renovação e alternância de poder apoiando Ciro Gomes para Presidente por pensar no Brasil, por ser o melhor e mais preparado com ideias e propostas para novos rumos e o crescimento do País. Viva a independência do Brasil!


Alderico Sena – Especialista em Gestão de Pessoas e Ex-Vice Presidente Nacional do MAPI- Movimento dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do PDT site: www.aldericosena.com