top of page

RESPEITO AO MEIO AMBIENTE É UMA QUESTAO DE EDUCAÇÃO - Noticia Livre 23 de setembro, 2023


COLUNISTASDESTAQUESAlderico Sena

RESPEITO AO MEIO AMBIENTE É UMA QUESTAO DE EDUCAÇÃO


VIVA A PRIMAVERA!

Tempo de reflexão e mudança de atitude na preservação da natureza. Sem esses cuidados com a natureza o MUNDO não terá alimentação, remédios, água, energia, dentre outros para a sua sobrevivência. PARE, PENSE E PRESERVE O MEIO AMBIENTE!


“Um reavaliou as conclusões de 88.125 pesquisas ambientais, chegando à conclusão que: quase 100% dos estudos considerados afirmam que a humanidade é a responsável pelo avanço do aquecimento global”. Fonte: Olhar Digital


Respeito ao meio ambiente vem de berço, considerando que em pequenas ações do dia-a-dia, como não jogar lixo e dejetos nos Rios, praias, ruas ou em qualquer ambiente, evitar desperdício de água e energia, não maltratar animais ou arrancar flores e plantas, dentre outras atitudes que só prejudicam o próprio ser humano, “LEI DO RETORNO”. Preservar a natureza é um dever cívico de todos. A natureza é sábia e abundante. A importância de preservar o meio ambiente garante a própria sobrevivência do PLANETA. O verde faz falta, a água e o ar são indispensáveis à vida.

Existem ações, como a fiscalização das indústrias, que só organizações maiores podem fazer, mas no dia-a-dia um vizinho nos Bairros, Condomínios, Empresários, Mercados, dentre outros podem incentivar e conscientizar pessoas a colocar o lixo em locais adequados na hora e dias da coleta.

O incentivo público, escolas e imprensa são importantes para melhorar a educação ambiental das pessoas, além de publicidades e folhetos, colocação de lixeiras nas praias, Bairros, condomínios, hospitais e nas vias públicas.

“Uma estudante de 17 anos, me surpreendeu quando se posicionou que o problema do desperdício e do acumulo de lixo, são fatores que mais agridem o meio ambiente nas grandes cidades, está ligado a educação doméstica. Se seus pais não jogam lixo no chão você não vai jogar. Ecologia, para mim, sempre foi muito mais um exemplo do que eu vejo em casa, do que informações passadas por revistas e noticiários, acrescenta”.

O crime ambiental é visível e às autoridades competentes não priorizam a revitalização dos Rios. Um exemplo claro de descaso do governo para com o Meio Ambiente é a situação dos Rios no País.

O Rio Joanes nasce em São Francisco do Conde e serve a 4 (quatro) milhões de baianos e a centenas de empregados de Empresas, Mercados, Hospitais e etc que BEBEM E UTILIZAM DAS ÁGUAS DO RIO JOANES, armazenadas na Barragem Joanes l.

O Rio Ipitanga, localizado no Município de Lauro de Freitas, despeja seus ESGOTOS trazidos de Cajazeiras e São Cristóvão, somados aos esgotos da Cidade, responsáveis pela degradação e a morte do Rio Joanes. A situação grave do Rio Joanes atinge a população de Salvador e da Região Metropolitana como: Lauro de Freitas, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Candeias, Dias d’Ávila e Camaçari.

Há 13 anos a OSCIP RIO LIMPO, criada por iniciativa dos pescadores da Colônia de Pesca de Buraquinho cobram a revitalização dos Rios por ser uma ferramenta de trabalho e subsistência de centenas de famílias.

Em 10 de dezembro de 2010, eu, Alderico Sena como colaborador da OSCIP RIO LIMPO, escrevi e foi publicado no Jornal Tribuna da Bahia o artigo RIO JOANES NA UTI – que transcrevo:

“O Rio está na UTI, pedindo socorro e a solidariedade da comunidade, empresários e de entidades governamentais e não governamentais para a sua revitalização. Sensibilizados com a situação do Rio Joanes, moradores e condôminos e Lauro de Freitas e Camaçari se uniram com os pescadores e criaram a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, RIO LIMPO – Uma corrente para SALVAR O RIO JOANES, onde estão desenvolvendo encontros e caminhadas com o apoio dos Condomínios, empresários e de associações locais no sentido de conscientizar a sociedade para não jogarem qualquer tipo de objetos no Rio e assim conquistar com rapidez a sua revitalização. Para tanto é necessário que o governo e as Prefeituras dos 7 (sete) Municípios da Região Metropolitana desenvolvam com urgência os serviços de esgotamento sanitário e saneamento básico nas regiões, em observância aos compromissos com a ética, responsabilidade social e a sustentabilidade para com a natureza e a sociedade.

LEI DA NATUREZA, DIZ QUE: A natureza é sábia. Sabia, abundante e paciente. Sábia porque traz em si o mistério da vida, da reprodução, da interação perfeita e equilibrada entre seus elementos. Abundante em sua diversidade, em sua riqueza genética, em sua maravilha e em seus encantos. Não conta seus ciclos em horas, minutos e segundos, nem no calendário, gregoriano com o qual nos acostumamos a fazer planos, cálculos e contagens.

Sobretudo é generosa, está no mundo acolhendo o homem com sua inteligência, seu significado divino, desbravador conquistador e insaciável.

Às vezes, nesse confronto, o homem extrapola seus poderes e ela cala. Noutras, se volta, numa autodefesa, e remonta seu império sobre a obra humana, tornando a ocupar seu espaço e sua importância. Vamos juntos revitalizar o Rio Joanes, que por culpa de todos nós, se encontra na UTI. Alderico Sena

Em outubro de 2019, uma luz de esperança acendeu, quando a Embasa assinou um contrato com a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas para prestação de serviços de Abastecimento de água e Esgotamento Sanitário pelo prazo de 30 anos com previsão de investimentos na ordem de R$ 389 (Trezentos e oitenta e nove milhões), após assinatura do contrato a Embasa prometeu que as Obras de Saneamento no Município seriam concluídas no ano de 2022, no entanto até a presente data NADA DE CONCLUSÃO DAS OBRAS.

A OSCIP RIO LIMPO, APELA A TODOS CIDADÃOS QUE USAM E BEBEM A ÁGUA DO RIO JOANES COBREM DOS GOVERNANTES E DOS POLÍTICOS A REVITALIZAÇÃO DO RIO JOANES QUE SE ENCONTRA NA UTI.

“PRESERVAR A NATUREZA É PRESERVAR A VIDA”. JUNTE-SE A NÓS!


Fernando Borba – Presidente da Oscip Rio Limpo


Alderico Sena - Colaborador da Oscip Rio Limpo e Ex-Membro da Câmara Técnica do IBAMA – Portaria Nº 1483 de 05/11/2002– www.aldericosena.com


Comentários


bottom of page