Reestruturação do PDT da Bahia é tema de debate com a Executiva Nacional - Noticia Livre



Destaques Política


Reestruturação do PDT da Bahia é tema de debate com a Executiva Nacional

Junho 21, 2021 Redação


Neste final de semana, a Executiva Nacional do PDT deu a mais importante demonstração em sua história de que o Partido irá mudar o seu foco na condução da gestão, valorizando o seu quadro de militância e no cumprimento do Estatuto Social do Partido.

Na videoconferência, realizada no sábado, com o Secretário Nacional do PDT e Ex- Ministro do Trabalho e Emprego e Ex- Deputado Federal – SC, Manoel Dias, com o MOVIMENTO DE REESTRUTURAÇÃO DO PDT DA BAHIA, promoveu a primeira Reunião da Executiva Nacional com Vereadores dos Municípios, Lideranças e Presidentes de Movimentos Sociais. Vários foram os assuntos tratados no encontro, sendo mediado pelo Professor Osvaldino Vieira.

A videoconferência teve sua abertura com a exposição de cada um dos integrantes do Grupo Reestruturação do PDT da Bahia e em seguida foi a mais esperada exposição do Pedetista fundador e Secretário Geral Nacional do PDT, Manoel Dias.

Foi um encontro muito construtivo, onde foram discutidas e demonstradas toda a trajetória do PDT, desde a sua fundação na Bahia e quanto a necessidade de mudança de RUMO do Partido no Estado. A valorização da base, constituída por integrantes comprometidos com as bandeiras trabalhistas e o diálogo permanente com os movimentos sociais e a militância, é um dos pontos para o engrandecimento do Partido no Estado.

O debate foi iniciado com o questionamento da forma de direção do partido com o modelo de “Comissão Provisória”, como tem sido na Bahia, dentre outros Estados. Este modelo provoca a concentração de poder nas mãos de famílias e grupos oligárquicos que não condizem com a defesa dos compromissos do PDT e dos interesses coletivos da sociedade, Estado, Municípios e da União.

O modelo de Comissão Provisória privilegia políticos e grupos que concentram PODER e não dialogam com a militância e os Movimentos Sociais, o que tem fragilizado o Partido no Estado.

Dentre os avanços obtidos no encontro pode-se enumerar:

1 – Participaram da videoconferência vários Presidentes de Comissões Provisórias do Interior; Vereadores dos Municípios, da Candidata a Prefeita do Município de Itagibá, Ana Cláudia; do Presidente do Movimento da juventude, Jeferson; dos Professores Roberto França e Carlos Queiroz da UNEB Alagoinhas, Coordenador do grupo Estevan, dentre outros Pedetistas históricos.

2 – Foram deliberados na videoconferência as seguintes propostas, submetida ao Secretário Geral Manoel Dias para tratar com o Presidente Nacional do PDT Carlos Lupi:

A) Solicitação do nome do companheiro histórico do PDT, Alderico Sena, para assumir o cargo de Secretário Geral do Partido na Executiva da Bahia;

B) Formação imediata dos Diretórios no Estado;

C) Criação do palanque estadual para garantir o amparo a eleição presidencial, com uma chapa completa no Estado, em aliança com outra agremiação partidária;

D) Foi formulado também o convite ao Presidente Nacional do PDT CARLOS LUPI e posteriormente com o presidenciável CIRO GOMES para participarem das próximas Vídeo Conferência com o grupo REESTRUTURAÇÃO DO PDT DA BAHIA.

Observação:

Quanto à indicação do nome do companheiro, Alderico Sena na executiva estadual, o Secretário Geral Manoel Dias, ficou de levar o pleito à deliberação da Executiva Nacional e com relação à formação dos diretórios, o secretário foi enfático, afirmando que podem ser feitos imediatamente em cada um dos municípios e oficializada à comissão provisória regional, caso não haja deliberação pela estadual, deverá ser encaminhada à direção nacional para a deliberação final.


Arquivos Recentes