top of page

O HOMEM PRECISA SER HONESTO CONSIGO MESMO 24 de fevereiro, 2024 - Notícia Livre


COLUNISTASDESTAQUES – Alderico Sena 


 A sociedade está cruel com ela mesma. 

 

Analisando a inversão de valores do “homem” nesse mundo contemporâneo, pesquisei o Significado de Hipocrisia que transcrevo:

“O que é Hipocrisia:

Hipocrisia significa fingimento, falsidade; fingir sentimentos, crenças, virtudes, que na realidade não possui. Hipocrisia deriva do latim e do grego e significava a representação no teatro, dos atores que usavam máscaras, de acordo com o papel que representavam em uma peça.

 

O hipócrita é alguém que oculta a realidade através de uma máscara de aparência. Mais tarde é que passou a designar as pessoas que representam, e que fingem comportamentos. A hipocrisia também é usada num duplo sentido, quando alguém acredita que cabe um grupo de normas morais a um grupo, e para outro grupo, caberiam outras normas morais. Um hipócrita muitas vezes finge possuir boas qualidades para ocultar os seus defeitos, e por isso é também conhecido como uma pessoa dissimulada.

Na religião há vários exemplos de hipocrisia, no Novo Testamento, onde os hipócritas são lembrados em muitas passagens bíblicas.

 

No mundo da música, os artistas brasileiros Lulu Santos descrevem a hipocrisia em “Tempos Modernos” como um muro “que insiste em nos rodear”. Ainda a respeito à hipocrisia, Cazuza afirmou: “O que mais odeio é gente complicada e preconceituosa, hipocrisia e ser acordado. Nenhuma outra coisa consegue ser pior do que isso”.

 

Precisamos como cidadãos, resgatar o Caráter, a Educação, a Honestidade, a Ética, o Profissionalismo e o Compromisso com as causas coletivas como Pilares se queremos um Mundo Melhor para Todos.

 

O momento é de reflexão, considerando que a mudança educacional e comportamental do ser homem nesse mundo contemporâneo são raízes da violência.

O homem precisa ser honesto consigo mesmo para que futuras gerações tenham o direito de ir e vir sem medo e viverem de forma educada, solidária, harmônica e respeitosa, considerando que quem cria e descria qualquer coisa é o ser humano.

 

Na vida, como tudo o mais, a honestidade tem seu preço. A honestidade é uma virtude, mas é uma virtude difícil de praticar. Para a maioria de nós, é muito mais fácil mentir e concordar para não desagradar do que dizer a verdade.

 

A honestidade dá aos outros a oportunidade de conhecê-lo, confiar em você e ser aberto com você. Também lhe dá a oportunidade de conhecer outras pessoas, receber feedback e construir relacionamentos sadios.

 

A honestidade é a melhor política. Eles dizem! Até onde é verdade? Se a honestidade realmente nos ajuda a levar uma vida feliz e pacífica, então como ser honesto? Como ser honesto consigo mesmo? Como ser honesto em um relacionamento? Como ser honesto no trabalho? Como ser honesto na vida o tempo todo? Vamos explorar todos os benefícios e consequências de ser honesto junto com quais qualidades em uma pessoa o tornam honesto.

 

O que é honestidade? Honestidade é a característica da conduta moral com o envolvimento de todas as virtudes humanas positivas para comunicar a realidade da verdade da maneira mais autêntica para construir confiança, melhorar a clareza e criar fortes conexões entre si.

A honestidade é importante na vida, porque evita erros de comunicação e mal-entendidos.

A honestidade gera confiança. A confiança é a base de qualquer relacionamento e, por sua vez, ajuda a reduzir o conflito.

Para ser confiável, primeiro você precisa ser honesto consigo mesmo. Isso significa estar disposto a admitir quando você está errado, pedir desculpas e aceitar a responsabilidade por suas ações.

 

O mundo está cheio de pessoas desonestas, mesmo que afirmem que são absolutamente honestas em sua essência. Dito isto, é uma questão de autorreflexão, autoconsciência e autoimagem, ou seja, é preciso perceber quem ele é e quem ele não é. Qualquer homem de moral, ética e valores se esforça para ser honesto. A honestidade é a virtude das grandes almas. Nem todo mundo o possui completamente. Somente uma mente pura e bela pode ter o poder de levar a verdade em si mesma e tem a coragem de enfrentar suas consequências quando ela é proferida ou aplicada. Esta é a razão, em geral, a maioria das pessoas muda suas palavras e age de acordo com seu favor, apenas com o objetivo de ser beneficiado pela situação, em vez de apoiar o que é objetivamente certo ou verdadeiro.

 

“PENSEM O QUE QUISEREM DE TI; FAZ AQUILO QUE TE PARECE JUSTO.” PITÁGORAS


NÃO HÁ TRAVESSEIRO TÃO SUAVE COMO A CONSCIÊNCIA LIMPA.

 

Alderico Sena – Especialista em Gestão de Pessoas, Master AVATAR – Autoconhecimento e Desenvolvimento Humano – Florida/Orlando EUA, Aposentado, Ex-Assessor da UFBA/UFES e IAT – Instituto Anisio Teixeira e Membro Fundador e Ex- Superintendente do SESCOOP – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – site: www.aldericosena.com

 

Comentarios


bottom of page