O Brasil é um país em crise pela escassez de líderes - Noticia Livre

Outubro 27, 2020 Redação

Alderico Sena

O Brasil é um país em crise. É uma crise familiar, política, ética, moral, profissional e institucional. Toda essa crise ética e moral está relacionada a escassez de bons ensinamentos de princípios e valores em casa e na escola. CIDADANIA EXIGE DIGNIDADE. Dignidade é SER cidadão e não ambição do TER em detrimento ao próximo e a natureza.

A educação está deseducada em todos ambientes. A crise identificada nos Três Poderes Constituídos do Brasil é um exemplo e comprova o descumprimento do que está escrita na Constituição Federal no artigo 2º (São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário).

A Nação vem tendo grandes perdas de Mestres políticos e intelectuais e sem nenhuma perspectiva de renovação, devido a péssima qualidade da educação, é só avaliar o perfil dos políticos e das lideranças do passado e do presente, tais como: Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Paulo Freire, Teotônio Vilela, Franco Montoro, Mário Covas, Leonel Brizola, Miguel Arraes, Waldir Pires, Ulisses Guimarães, Tancredo Neves, ACM, Miguel Arraes, Fernando Santana, Aureliano Chaves, Mário Andreazza, dentre outros e hoje o que se ver são 35 partidos políticos sem programa, compromisso e líderes, coerentes, autênticos e leais que defendam os interesses da coisa pública e o crescimento do País. Transformaram a política em politicagem e em balcão de negócios em detrimento da sociedade e do País, basta observar a INCOERÊNCIA dos partidos e políticos que compõem o CENTRÃO em todos os governos.

A SOCIEDADE PRECISA EXIGIR DOS FUTUROS CANDIDATOS A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA UM PROJETO DE ESTADO E UMA REFORMA POLÍTICA JÁ PARA SALVAR O BRASIL DAS GARRAS DOS GANANCIOSOS E NÃO VOTAR NULO E POR EMOÇÃO!

O Brasil precisa de liderança, comando e competência para conduzir os novos rumos do Brasil, por esta razão, defendo o nome do Prof. Roberto Rodrigues, Coordenador de Agronegócios da FGV, ex-presidente da OCB- Organização das Cooperativas Brasileira e da ACI – Aliança das Cooperativas Internacionais e ex-Ministro da Agricultura, seja o vice de CIRO GOMES/PDT, (chapa imbatível) nas eleições de 2022, visto a sua história e a sua liderança no Sistema Cooperativo e no Agronegócio em nível nacional.

De fato, liderança não é uma tarefa fácil. Costumo dizer que liderar é ter a habilidade de conseguir equilibrar-se com vários pratos: as decisões sobre o negócio, a equipe, os clientes, o dinheiro, o futuro e muitos outros. E o segredo do sucesso nesse malabarismo está ligado a um ponto principal: não deixar os pratos caírem – ou melhor – saber quais deles podem cair e quais não.

Você pode ser presidente, diretor ou gerente. Pode ser o dono do próprio negócio ou trabalhar em uma grande companhia. Ter experimentado anos de preparação técnica e de conhecimento ou ter criado seu caminho “na raça”. No fim do dia, diante dessas questões, somos todos iguais.

Porém, mesmo com toda a sua complexidade e demanda de energia, liderar é – essencialmente – melhor do que não liderar.

É possível estar em uma empresa onde existam cargos de liderança – inclusive muito bem estruturados – mas não líderes de fato. E aí reside o grande perigo, pois, empresas em que a falta de liderança é latente, tornam-se, cedo ou tarde, acéfalas.

Portanto, não posso deixar de fazer esta pergunta: se você é um líder, não importa em qual esfera, já percebeu que suas ações têm influência direta em como esta pirâmide se comporta ou vai se comportar ao longo do tempo? A falta de liderança ou o desalinhamento dos líderes são problemas graves, que podem comprometer o futuro do negócio, portanto, precisam ser encontrados, estudados e resolvidos a tempo.

A primeira característica importante é a de saber guiar a si. Esta não é uma tarefa fácil e quem consegue fazê-la logo se torna um ponto de referência para os outros, um líder aos olhos de quem não possui essa capacidade.

Faz parte do autoconhecimento também saber gerenciar as próprias emoções, deixar de lado estados emocionais improdutivos, como medo, insegurança, depressão, ansiedade e estresse, no momento em que eles se tornam um obstáculo.

Assumir a responsabilidade de um grupo parece uma tarefa básica de todo e qualquer líder, mas na prática não é bem isso que acontece.

Há líderes que são os primeiros a apontar as falhas de sua equipe, no entanto, um líder de sucesso deve achar os caminhos para resolver crises antes de distribuir culpas. Outra característica importante de um bom líder é o poder de decisão.

Quando uma pessoa entende a necessidade e a importância de se tomar boas decisões, naturalmente ela otimiza o seu poder de decisão.

Normalmente um líder participa de um conjunto, onde existem outros líderes e outras equipes. A capacidade de criar relações positivas é que diferencia um líder, pois é isso o que evidencia a sua capacidade de criar vínculos e atrair as pessoas para si, assim como a capacidade de ouvir os integrantes da equipe o possibilita agir de maneira coerente com princípios compartilhados.

O líder deve lidar bem com mudanças, entender e buscar oportunidades que forneçam a visão necessária para que seu negócio cresça. A versatilidade é uma ótima competência que motiva, inspira, energiza e cria líderes capazes de ter visão 360° de diversos assuntos que possam comprometer o seu dia a dia.

Quando tratamos de líderes, não nos importamos com a competência deles tanto quanto deveríamos – tanto na política quanto nos negócios”, diz Tomas Chamorro-Premuzic, psicólogo e autor do livro “Why So Many Incompetent Men Become Leaders” (“Por Que Tantos Homens Incompetentes se Tornam Líderes”). “E em seu livro, ele argumenta que esta pode ser uma das razões pelas quais é difícil para as mulheres chegarem a posições de liderança: como sociedade, amamos a incompetência dos homens ao ponto de recompensá-los por isso. É o caso do eleitor brasileiro para com os políticos que escolhem e elegem para conduzirem os destinos da população e do País”.

Mudar: DÓI – Continuar como está: DÓI – Escolha uma das DORES e pare de reclamar. SEJA A MUDANÇA EM 2022!


Alderico Sena – Especialista em Gestão de Pessoas, Master em Autoconhecimento e Desenvolvimento Humano – Avatar Wizard – Star’s Edge International – Orlando/Florida – EUA – www.aldericosena.com – Consulte e leia meus artigos!

Arquivos Recentes