EM QUEM ACREDITAR, A INVERSÃO DE VALORES PREDOMINA 22 de maio 2022 - Noticia Livre

Colunistas DestaquesAlderico Sena

22 de maio, 2022 Redação

Princípios e valores desapareceram no ser humano. A inversão de valores conquistou espaço nas famílias, na mídia e nos Poderes Constituídos. A família é a essência de tudo. A mídia “A vista da Nação” e os Poderes Constituídos tem por objetivos defender direitos e deveres do povo e o crescimento do país. Exercer cidadania é preciso se queremos deixar para os filhos dos nossos filhos um Brasil melhor, no entanto se faz necessário impor limites, disciplina, responsabilidade e compromisso com as coisas coletivas e do País. Educação é uma responsabilidade dos pais, escola é o espaço de ensino e conhecimentos.


Tempos atrás filho não poderia chegar em casa com uma borracha, lápis que não fosse seu… Estamos vivendo num tempo em que tudo pode. No passado um fio de bigode de HOMEM e palavras dos pais, valiam e muito: “Primeiro a obrigação, depois a devoção.” Lembro-me muito bem de quando adolescente, bastava um olhar dos pais e dos professores para sentir que estava fazendo alguma coisa errada.


O tempo passou e tudo pode, o consumismo, agrado e irresponsabilidade em troca de limites e disciplina, o pior é que a cada dia vemos, desrespeito, agressões entre casais e carências de filhos, devido os péssimos exemplos, o que tem contribuído para o crescimento da violência contra as mulheres, dentre outros males para sociedade e famílias.


Outro erro gravíssimo de pais é a transferência de responsabilidade da educação dos filhos para escola. Em outros tempos o Professor era lei máxima na escola, hoje, por conta da educação está deseducada em casa, leis, proibições e pais vorazes por justiça atacam os MESTRES PROFESSORES que ajudam e ensinam seus filhos a não respeitarem ninguém.

Educar não é espancar, é ensinar o que está certo e corrigir o que é prejudicial. Conversar, dialogar, repassar afeto e segurança, é sempre a melhor opção, impondo os limites ao filho. A minha geração aprendemos SER para ter.


Valores morais são conjuntos de regras, leis e costumes que todos devem respeitar e seguir para um País melhor. Inversão de valores é quando não seguimos essas regras, infringimos a Constituição Federal, fazendo ao contrário do que todos tem o dever cívico de cumprir.


A sociedade está sendo cruel com ela mesma, onde deveríamos nos preocupar com o que queremos deixar para os filhos dos nossos filhos se pais não adotarem limites, disciplina e respeito, desde às primeiras letras para com a família, natureza, animais e a coisa pública. Quem quer respeito se respeita!


Educação, princípios e valores com amor, participação e compartilhamento dos pais no dia, dia dos filhos é segurança para não se envolverem em caminhos sem volta. São heranças que pais devem deixar para filhos. Nada muda se os pais não mudarem a forma de educar os filhos. QUERER É PUDER!


Os pais precisam dizer aos filhos esta frase: Não sou médico, não sou advogado, não sou dentista, não sou Presidente, Governador, Prefeito e políticos, dentre outras profissões, sabe quem forma todos…O Professor!


“UM PAÍS SEM HISTÓRIA, É UM PAÍS SEM MEMOÁRIA”. “MUITO DO QUE NOS LEVA AO SOFRIMENTO É A IGNORÂNCIA”.


“VOCÊ É LIVRE PARA FAZER SUAS ESCOLHAS, MAS É PRISIONEIRO DAS CONSEQUÊNCIAS.” PABLO NERUDA


“NÃO PRECISAMOS APAGAR A LUZ DO PRÓXIMO PARA QUE A NOSSA BRILHE” MAHATMA GANDHI


Alderico Sena – Especialista em Gestão de Pessoas e Ex-Assessor do Instituto Anísio Teixeira – Lei que resolve muitos problemas LEI-TURA – www.aldericosena.com