Eloy Chaves fundador da Previdência Social e aposentados estão frustrados com os destinos dos objetivos da Instituição, face as perdas dos beneficiários aposentados depois de terem cumpridos os seus deveres estabelecidos quando da criação da Previdência Social em 1923.
O motivo é bem simples, e muito importante para a história nacional, já que foi nesse mesmo dia no ano de 1923 que foi assinado o Decreto Nº 4.682, conhecido como “Lei Eloy Chaves”. Com ela foi criada a Caixa de Aposentadoria e Pensões para beneficiar os empregados das empresas de estradas de ferro e seus familiares, essa foi considerada a primeira lei nacional da Previdência Social. Após a lei ser aprovada outras empresas foram beneficiadas e seus empregados passaram a ser protegidos, até então, por essa mesma legislação. A partir desse modelo adotado pelo Deputado Eloy Chaves, a Previdência Social começou a ser traçada para garantir o sustento das pessoas que não podiam mais fazer parte do mercado de trabalho devido algum motivo que pudesse colocar sua integridade física e de saúde em risco. Assim como os direitos aos benefícios da Previdência Social foram um marco na história do Brasil.
24 de janeiro foi escolhido para comemorar o Dia Nacional do Aposentado e também uma forma de lembrar do Precursor “Lei Elói Chaves”.
Quem foi Eloy Chaves? Eloy de Miranda Chaves (1875-1964) foi um advogado que lutou por todas as classes trabalhistas. É considerado hoje o patrono da Previdência Social. O mais curioso é que Eloy Chaves na época era um dos homens mais ricos do Brasil. Mas, apesar desse fato, Eloy Chaves sempre será lembrado e terá notoriedade devido à criação da Previdência Social e de todos os benefícios e lutas que teve para todas as classes trabalhadoras.
Senhor Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, a sua consciência não pesa quando os que serviram ao país tem seus benefícios de reajuste apenas 4,77%, enquanto o salário mínimo 7,5%? Aposentados já cumpriram os seus DEVERES, só lhes restam DIREITOS!“A Previdência Social não é de um partido, não é de um governo, é da sociedade, é patrimônio do povo brasileiro. “
Quando 40 milhões de aposentados tomarão consciência politicamente para serem respeitados? Quem não gosta de política é governado por quem gosta e “Quem não luta pelos seus direitos não é digno deles.” Rui Barbosa “Mudar: Dói – Continuar como está: Dói – Escolha uma das dores e pare de reclamar.”
Alderico Sena – Especialista em Gestão de Pessoas, Ex-Diretor Regional de Pessoal da Previdência Social INAMPS/BA e Membro Fundador da ASAP – Associação dos Servidores Aposentados da Previdência Federal da Bahia – aldericosena@gmail.com
Comments