COLUNISTAS DESTAQUES – Alderico Sena
Ouvindo entrevista na Rádio, dia 7 de setembro (Quinta Feira) com uma Atriz sobre um Livro que escreveu sobre: “SEITA”, resolvi escrever este artigo Crenças X Valores para conhecimento da sociedade.
“No mundo há muitas armadilhas e o que é armadilha pode ser refúgio e o que é refúgio pode ser armadilha.” Ferreira Gullar nascido em 10 de setembro de 1930.
Para a infelicidade e medo da sociedade o ser humano desmoronou no mundo contemporâneo. A sociedade está sendo cruel com ela mesma. O ser humano transformou-se em um ser desumano.
Acontece que princípios, educacionais, éticos e morais foram jogados na lata de lixo. Resgatar a essência familiar e educacional em casa e na escola é um DEVER de todos para uma humanidade mais humana.
Quando o ser humano entender E SE CONSCIENTIZAR que a violência, estupro, feminicídio, enfim tudo se refere a crenças, face a UMA FRAQUEZA DA AMBIÇÃO, PODER E DINHEIRO com certeza teremos uma humanidade solidária.
“Ao invés de olhar para os problemas, olhe para as bençãos. Ao invés de olhar para os obstáculos, olhe para as oportunidades. Ao invés de olhar para o que está dando errado, olhe para o que está dando certo. MUDE SEU OLHAR!”
As pessoas precisam entender que “CRENÇAS” são criações de pessoas. Constantemente a mídia informa que pessoas foram enganadas por instituições que prometem “mundos e fundos” visando TER e não para servir o próximo, depois que perdem dinheiro, bens e outros, caem na real que foram enganadas.
Um recado para as pessoas que buscam esses instrumentos para ganhar ou levar vantagens em algo. É PRECISO SER PARA TER E QUEM ENSINA A VIDA É A PRÓPRIA VIDA.
“Crenças e valores são conceitos que influenciam nossa forma de pensar e agir. A diferença é que as crenças são convicções ou verdades que aceitamos sobre o mundo, o universo ou nós mesmos, enquanto os valores são princípios ou padrões ações.
Crenças são convicções ou verdades aceitas que os indivíduos mantêm sobre o mundo, o universo ou sobre si mesmos, com base em experiências pessoais, normas culturais ou fé.
Valores são princípios ou padrões que os indivíduos consideram importantes e usam para orientar seu comportamento, tomada de decisão e ações.
Tanto as crenças quanto os valores moldam a perspectiva e as ações de um indivíduo, mas as crenças são verdades aceitas, enquanto os valores são princípios orientadores Valores.
A diferença entre valores e crenças baseia-se na sua definição, na causa, na base, na exigência de comprovação e nos fatores que ela afeta. Compreender a diferença entre valores e crenças é essencial, pois eles moldam nossa personalidade e vida.
Vamos entender a palavra ‘crença’ através de uma frase. Por exemplo, ‘textos religiosos são baseados em crenças. Isso significa que o texto religioso não é um dado comprovado. As pessoas acreditam que os épicos são precisos e que precisam ser seguidos.
Agora vamos entender a palavra ‘valor’ em uma frase. Por exemplo, ‘os sentimentos têm mais valor do que o dinheiro.
A crença tem um papel vital na existência de uma sociedade. Pessoas com as mesmas crenças se dão bem rapidamente.
O valor define o valor de qualquer entidade emocional ou materialista. Os valores são mais complexos do que as crenças. Os valores crescem a partir de crenças.
Uma vez que os valores nascem de crenças, precisamos entender a causa e a origem de uma crença. A crença é originada do que ouvimos, vemos ou experimentamos.
Pode-se levar uma vida próspera e significativa com uma melhor compreensão dos valores e crenças. As crenças e valores de uma pessoa também afetam a sociedade em que ela vive.
O valor de uma entidade é o grau de importância que ela possui. O valor de uma entidade é definido em termos de dinheiro ou importância.
O valor de uma entidade decide sua prioridade. Tudo o que é mais valorizado recebe uma preferência maior.
Valores são crenças que orientam a ação de um crente. As crenças motivam a ação física e emocional a longo prazo.”
Neste epilogo, aconselho cada cidadão deixar as CRENÇAS SECUNDÁRIAS DE LADO E INTERNALIZAR CRENÇAS PRIMÁRIAS que são energias de elevação e crescimentos espirituais, basta exercer a cidadania de forma digna e honesta “FAZENDO O BEM SEM OLHAR A QUEM” cooperando com o crescimento do país e por uma sociedade melhor, educada, honesta, respeitosa, solidária e mais humana, dando bons exemplos para as gerações que virão.
ATENÇÃO: QUEM CRIA E DESCRIA QUALQUER COISA É O SER HUMANO.
Alderico Sena – Especialista em Gestão de Pessoas e Master Avatar Star’s Edge Internacional Nº18760 Florida 32714 – EUA–site: www.aldericosena.com
Comments