Cooperativismo ferramenta de inclusão social - Noticia Livre


Colunistas Destaque - Alderico Sena

Cooperativismo, Ferramenta de Inclusão Social

Janeiro 15, 2021 Redação


É bastante vergonhoso a situação de milhões de trabalhadores desempregados no Brasil: “No total o país tem 13,8 milhões de pessoas na fila do desemprego. Os dados foram divulgados e fazem parte da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 30 de out. de 2020”. Com o fim da produção de veículos da Ford no Brasil, dentre outras empresas, a situação se agrava mais ainda o índice de desemprego no País. O Cooperativismo é uma ferramenta adequada de inclusão social.

O Movimento Cooperativista nasceu na Inglaterra, no século XIX, em pleno regime de economia liberal, como resultado da intensificação da luta dos Trabalhadores. Mais precisamente em 1844, quando 28 tecelões de Rochdale uniram-se e constituíram uma Cooperativa de consumo, denominada Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale.

A LEI Nº 5.764, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1971.” Define a Política Nacional de Cooperativismo, institui o regime jurídico das sociedades cooperativas, e dá outras providências”. No art. 5º INCISO XVIII – “A criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento”.

É de fundamental importância informar aos trabalhadores que o Cooperativismo é um Sistema coletivo. “O trabalhador Cooperado não é caracterizado como empregado, conforme a CLT, art. 442: “Qualquer que seja o ramo de atividade da sociedade cooperativa, não existe vínculo empregatício entre ela e seus associados, nem entre estes e os tomadores de serviços daquelas” e os sete princípios do cooperativismo são: “Adesão livre e voluntária; Controle democrático pelos sócios; Participação econômica dos sócios; Autonomia e independência; Educação, treinamento e informação; Cooperação entre cooperativas; e Preocupação com a comunidade”.

O Cooperativismo tem 7 ramos, disponíveis às classes trabalhadoras, conforme segue: agropecuário; consumo; crédito; infraestrutura; saúde; trabalho produção de bens e serviços; e transporte.

Cooperativa é um tipo de sociedade onde pessoas se reúnem para realizar uma determinada atividade econômica, mediante a contribuição de bens e serviços. Nela, não existe o objetivo de lucro e todas as atividades são distribuídas com as mesmas oportunidades entre seus cooperados.

Por que formar Cooperativas? É comum, nas mais diversas atividades econômicas, as pessoas aderirem a maneiras de agir que possibilitem benefício a todos. Como Formar Cooperativas? Para a formação de uma cooperativa, é necessário que as pessoas interessadas estejam conscientes do empreendimento que pretendem. Como Conduzir Uma Cooperativa? Constituída a sociedade cooperativa, os cooperados realizam a Assembleia Geral, de onde emanam as decisões na condução de toda e qualquer ação. É também a Assembleia Geral, com base nas disposições estatutárias (Estatuto Social), que dá suporte aos demais órgãos: Diretoria, Conselhos Administração, Fiscal e de Ética. Qual a Função do Cooperado? Na função de dono e usuário da sociedade, o cooperado, além de responsável pela execução de todos os atos e conservação dos objetivos estabelecidos, precisa definir claramente como devem ser prestados os serviços que eles se destinam. O que é cooperar? Deriva etimologicamente da palavra latina “Cooperari”, formada por “operari” (trabalhar), e significa agir simultânea ou coletivamente com outros para um mesmo fim, ou seja, trabalhar em comum para o êxito de um mesmo propósito. O que é Cooperação? Método de ação pelo qual indivíduos ou famílias com interesses comuns constituem um empreendimento. Neste, os direitos de todos são iguais e o resultado alcançado é repartido somente entre os integrantes, na proporção da participação societária nas atividades. O que é Cooperativismo? É uma doutrina, um sistema, um movimento ou simplesmente uma atitude ou disposição que considera as cooperativas como uma forma ideal de organização das atividades socioeconômicas da humanidade. O que é cooperado? Cooperado é o produtor rural, o trabalhador urbano, dentre outros profissionais, de qualquer atividade socioeconômica, que se associa para participar ativamente de uma cooperativa, cumprindo com os seus deveres e observando os seus direitos. O que é cooperativa? Cooperativa é uma associação de pessoas com interesses comuns, organizada economicamente e de forma democrática, com a participação livre de todos os que têm idênticas necessidades e interesses, com igualdade de deveres e direitos para a execução de quaisquer atividades, operações ou serviços. Valores do Cooperativismo – Baseia-se em princípios e valores de ajuda mútua, democracia, igualdade, equidade e solidariedade.

Se todos brasileiros cooperarem venceremos a COVID-19 e construiremos um Brasil melhor para todos! COOPERA POVO BRASILEIRO!


Alderico Sena – Especialista em Gestão de Pessoas, Ex-Membro Fundador da Fecoop/Sulene: Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina, SESCOOP/BA – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo da Bahia e do CNCOOP – Confederação Nacional das Cooperativa e Ex-Superintendente da OCEB – Sindicato e Organização das Cooperativas e do SESCOOP – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia – www.aldericosena.com


Arquivos Recentes