A NATUREZA É SÁBIA E ABUNDANTE - Alderico Sena


LEI DA VIDA – CRIMES AMBIENTAIS – Lei Nº 9.605/98

Quando a humanidade aprenderá que o “homem” não está acima da natureza?


Os desastres ambientais tem muito a ver com os Pilares da Educação. No entanto é preciso que os governantes e políticos entendam que EDUCAÇÃO É INVESTIMENTO E NÃO DESPESA.

Ao tratarmos de legislação ambiental, um tema muito recorrente que vem em mente são os crimes ambientais. Isto é, o descumprimento da Lei dos Crimes AmbientaisLei nº 9.605/98.

· Crimes contra a flora. ...

· Crimes contra o ordenamento urbano e o patrimônio cultural. ...

· Crime de emissão de efluentes. ...

· Crime de destruição da floresta. ...

· Crime de destruição de locais de preservação. ...

· Uso de produtos tóxicos e nocivos à saúde humana e ao meio ambiente. ...

· Empreendimento potencialmente poluidores sem licença.”, dentre outros.


A natureza é sábia e abundante. Sempre tão sábia, em seus pequenos detalhes, a natureza diariamente nos ensina sobre a nossa vida, o passar do tempo, a capacidade de sentir e também sobre as etapas de nosso crescimento. “Quando paramos para prestar atenção ao que nos cerca, percebemos que nada acontece em vão.


A natureza é sábia conselheira e sempre inspira a solução de problemas. Quando nos aproximamos da natureza com o estado de espírito adequado – respeito, calma, humildade, entrega -, ela compartilha muitos de seus segredos. Essa é a mais pura verdade. Dizem que todas as respostas estão dentro de nós e sinto que elas podem ser acessadas com bastante facilidade quando estamos entre árvores, rios, mares, animais, flores.


A natureza fala… é só ter ouvidos para ouvir. A natureza é sábia. Sábia e abundante e paciente. Mas paciência tem limite, e o homem está sem limite. Às vezes, nesse confronto, o homem destrói a natureza e extrapola seus poderes e ela se cala. Noutras, se volta, numa autodefesa, e remonta seu império sobre a obra humana, tornando a ocupar seu espaço e sua importância. É o que vem acontecendo no mundo, a exemplo das chuvas no interior da Bahia, o desabamento de rochas em Capitólio M.G e outros. A natureza apenas está querendo de volta a preservação do meio ambiente que o homem está lhe retirando.


O homem está acabando com o Planeta e o Planeta vai acabar com o homem. O Aquecimento global está aí, visto a ganância e a ignorância do homem.


Os desmandos praticados contra a natureza e o Brasil, já merece reflexão da cidadania e o eleitor terá esta missão em outubro nas eleições, considerando que votar consciente é uma questão de educação. Mudar: doí. Continuar como está: Doí. Escolha uma das dores e pare de reclamar. Lembrando que as condições de vida da população dependem de decisões políticas e quem não gosta de política é governando por quem gosta.


Alderico Sena – Especialista em Gestão de Pessoas e Ex- Membro da Câmara Técnica do IBAMA- Instituída pela Portaria Nº 1.483/02 – aldericosena@gmail.com