top of page

A hipocrisia dominou o homem - Redação 29 de abril, 2024 - Noticia Livre 

COLUNISTASDESTAQUES – Alderico Sena


O MUNDO SERIA MELHOR SE TODOS ENTENDESSEM ISSO. “SE PUDER, AJUDE OS OUTROS. SE NÃO PUDER, AO MENOS NÃO LHES FAÇA MAL.. ”Todo homem, cada homem, é responsável pelo destino da humanidade e o país que queremos, por suas ações ou omissões, considerando que quem cria e descria qualquer coisa é o homem e quem ensina a vida é a própria vida. “A dignidade do homem reside na família”. Papa João Paulo II


Resgatar a família e a educação são os principais pilares, refletindo a educação do passado, do presente e a juventude que desejamos no futuro. A educação está deseducada em casa e na escola, enfim em todos meios sociais, inclusive nos Três Poderes Constituídos. É um dever cívico de todo e qualquer cidadão, refletir o que deseja para a coletividade e o Brasil. Vivemos com medo, inseguro, devido a péssima educação do povo, o elevado grau de violência e a insegurança, face a inversão de valores predominante no ser humano.


A hipocrisia dominou o homem pela ambição, poder e capital. Caráter, competência, compromisso, ética profissional, lealdade, coleguismo, respeito e solidariedade deixaram de ser regras nos ambientes sociais, profissional, política no mundo globalizado e até em algumas famílias. Todos esses princípios e valores no ser humano não existem, já existiu.


Hipocrisia: “ato de representar um papel, ou fingimento. No dicionário, hipocrisia é definida como a ação ou atitude de fingir um sentimento, virtude, qualidade ou crença que não se possui, uma atitude contrária ao que se acredita ou prega.” Hipocrisia é uma palavra usada para descrever a ação de enganar ou ludibriar os outros, muitas vezes de forma intencional.

Em função da hipocrisia do ser humano escrevi artigo sob o título: EM QUEM ACREDITAR, A INVERSÃO DE VALORES PREDOMINA, publicado em 22 de maio de 2020 no Notícia Livre, onde poderá ser consultado no site: aldericosena.com“ A hipocrisia é uma máscara social que muitas vezes encontra acolhimento na sociedade. Originalmente, a palavra “hipocrisia” era usada para descrever atores que ocultavam a realidade por trás de suas máscaras. No entanto, atualmente, ela se refere ao ato de forjar sentimentos, comportamentos e virtudes que não se possui. Um indivíduo hipócrita consegue enganar muitas pessoas por muito tempo, e somente os mais próximos conseguem observar melhor sua conduta. Geralmente, essas pessoas são contraditórias, condenando os outros pelo mesmo crime que elas mesmas cometem. Elas têm um duplo padrão de valores, aplicando penalidades aos outros que não aplicariam a si mesmas. Além disso, frequentemente possuem discursos de humildade no auge de sua prepotência.


Curiosamente, mesmo com esses comportamentos díspares, a sociedade ainda acolhe muito bem o hipócrita. Pode-se observar como as pessoas mais verdadeiras são julgadas e condenadas duramente. Às vezes, dentro da própria família, a hipocrisia parece ser bem-vinda. Por exemplo, uma adolescente que assume aos pais que faz sexo com o namorado pode ser penalizada, enquanto se ela fosse hipócrita e fizesse discursos sobre a virgindade, nada aconteceria. Parece que a mentira é mais agradável aos ouvidos, uma espécie de “me engana que eu gosto”. Infelizmente, até na política, quem mente mais, promete mais e ilude, mas muitas vezes ganha as eleições. E mesmo quando descobertos, esses políticos frequentemente se reelegem usando os mesmos artifícios. No país da hipocrisia, sinceridade muitas vezes é vista como grosseria.


Alguns sinônimos de hipocrisia: falsidade, dissimulação, fingimento, enganação, artifício, simulacro, simulado, farsa, fraude, mentira, impostura, entre outras. Ao contrário da hipocrisia, a sinceridade é um antônimo direto, pois implica dizer a verdade e ser honesto em todas as circunstâncias. Assim também são as ideias relacionadas à transparência, honestidade e coerência.


Outros antônimos incluem: autenticidade, transparência, honestidade, integridade, franqueza, veracidade, fidelidade, lealdade, coerência, consistência, confiabilidade, verdade, autenticidade, fidelidade e sinceridade.


Exemplos de uso da palavra e frases famosas:

. Ela era sempre muito simpática comigo, mas descobri que era hipócrita quando a ouvi falando mal de mim pelas costas.

• O político fazia discursos sobre honestidade e ética, mas na verdade era um grande hipócrita, envolvido em diversos escândalos de corrupção.• Ele se apresentava como um religioso fervoroso, mas na verdade era um hipócrita, que roubava e mentia para os outros.

Vejamos as que mais geram conflitos de compreensão.• Diferença entre hipocrisia e cinismo: A principal diferença é que o cinismo é a atitude de alguém que não acredita em virtudes, enquanto a hipocrisia é a atitude de alguém que finge ter virtudes que não tem.

• Diferença entre hipocrisia e dissimulação: A dissimulação é a arte de ocultar seus verdadeiros sentimentos e pensamentos, sem necessariamente agir de forma contrária a eles. Já a hipocrisia é a atitude de fingir ter virtudes ou crenças que não possui.• Diferença entre hipocrisia e mentira: A mentira é a afirmação de algo que se sabe ser falso, enquanto a hipocrisia é a atitude de agir de forma contrária às próprias crenças ou virtudes, fingindo ter algo que não tem.• Diferença entre hipocrisia e ironia: A ironia é uma figura de linguagem que consiste em dizer o contrário do que se quer expressar, com a intenção de transmitir uma mensagem diferente ou oposta. Já a hipocrisia é a atitude de agir de forma contrária às próprias crenças ou virtudes, fingindo ter algo que não tem.• Diferença entre hipocrisia e falsidade: A falsidade é a atitude de agir de forma contrária ao que se sente ou pensa, com a intenção de enganar ou prejudicar alguém. Já a hipocrisia é a atitude de agir de forma contrária às próprias crenças ou virtudes, fingindo ter algo que não tem.”


“CONHECEMOS VERDADEIRAMENTE UMA PESSOA, APENAS QUANDO PARAMOS DE AGRADAR OS SEUS INTERESSES.”


Espero ter COOPERADO a esclarecer de forma coerente sem subterfúgio as diferenças da hipocrisia que dominou o homem.


TODOS PRECISAM PENSAR EM UM BRASIL MELHOR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES, JUNTOS SEREMOS MAIS FORTES! QUERER É PODER! SEJA A MUDANÇA!


Alderico Sena – Especialista em Gestão de Pessoas e Ex-Assessor do IAT – Instituto Anísio Teixeira – site: www.aldericosena.com

 

Comentários


bottom of page