A EDUCAÇÃO ESTÁ DESEDUCADA EM CASA E NA ESCOLA - Noticia Livre - Agosto, 12/2021

Colunistas Destaques – Alderico Sena

A EDUCAÇÃO ESTÁ DESEDUCADA EM CASA E NA ESCOLA

Agosto 12, 2021 Redação

Lei que resolve muitos problemas: LEI-TURA!


Todo homem, cada homem, é responsável pelo destino da humanidade e o país que queremos, por suas ações ou omissões, considerando que quem cria e descria qualquer coisa é o homem e quem ensina a vida é a própria vida. “A dignidade do homem reside na família”. Papa João Paulo II


Resgatar a família e a educação são os principais pilares para as futuras gerações, refletindo a educação do passado, do presente e da sociedade que desejamos no futuro. A educação está deseducada em casa e na escola, enfim em todos meios sociais, inclusive nos Três Poderes Constituídos.

A sociedade é cruel com ela mesma, o cidadão passou a ter atitude egoísta, individualista, corporativista, ambiciosa passando a ter também comportamentos antiéticos, sempre agindo de má-fé e violência com o próximo, deixando de lado o respeito, a solidariedade e os princípios éticos e morais.


Um dos fatores do crescimento da violência no país contra a mulher, a criança, o idoso e o cidadão como um todo, tem muito a ver com a educação familiar, considerando os péssimos exemplos educacionais dos pais que agem de forma inadequada na frente dos filhos, inclusive na violência contra a mulher (mãe). “É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais. A educação vem do exemplo, das virtudes, e com toda certeza educação vem de casa”.


No passado a criança não desrespeitava os pais, não respondia o professor, não chegaria em casa com uma borracha, um lápis ou qualquer outro objeto que não fosse dele. O ter naquela época era coisa CARETA e hoje o ter na cabeça dos jovens é o grande causador da destruição do caráter. Para a juventude dos anos 70/80 o que existia de mais precioso era SER: amigo, leal, puro e solidário com relacionamento proveitoso, respeitoso, honesto e de união. A juventude só pensava em SER e não no ter, era raríssima exceções que tinham atitudes incoerentes com um coleguinha e caso ocorresse a “GALERA” colocava para escanteio.


Os Pais do Século XXI precisam entender que os maiores tesouros que os filhos querem e precisam é de afeto, educação, dignidade, segurança e uma conversa sadia sem condenação e sim parceria para assistir um filme, um jogo, curtir uma praia e restaurante, enfim querem os pais como um amigo, irmão de fé camarada “confidente”. Hoje, o que se vê são filhos órfãos de pais vivos. É mãe para um lado e o pai para o outro, a criança desamparada sem afeto, sem diálogo, sem carinho, psicologicamente arrasada, carente, desorientada e sem rumo. Existem famílias que irmãos crescem como verdadeiros inimigos e que se encontram por acaso em suas próprias casas e nem se cumprimentam. Quando querem falar com o pai, esse se encontra ocupado, a mãe também, enquanto o filho pode estar usando alguma droga, praticando delinquências, convivendo ou sendo catequizado por grupos maléficos, certamente tudo isto não existiria se houvesse os PILARES do amor, segurança, harmonia, paz e compartilhamento no seio familiar.


“Todas as crianças deveriam ter direito à escola, mas para aprender devem estar bem nutridas. Sem a preparação do ser humano, não há desenvolvimento. A violência é fruto da falta de educação”. Leonel Brizola


“Se os governadores não construírem escolas, em 20 anos faltará dinheiro para construir presídios” Darcy Ribeiro 1982.


Os jovens encontram-se desestimulados e alheia pelas dificuldades encontradas principalmente pela péssima qualidade da educação e a falta de políticas públicas do governo com maiores investimentos na educação em tempo integral e na cultura nas diversas modalidades de esportes e danças. As Olimpíadas de Tóquio servem de LIÇÃO aos governantes e políticos quando NOSSOS JOVENS GUERREIROS CONQUISTARAM E HONRARAM O BRASIL COM AS MEDALHAS.


“Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido” Arthur Lewis.


Resgatar a educação, a dignidade e a essência familiar são um dever de todos. Criar uma cidadania educada, solidária, honesta e humanitária é preciso. Só poderemos formar bons cidadãos ensinando as crianças desde as primeiras letras a serem cidadãos de bons costumes.


A EDUCAÇÃO é a ferramenta básica de transformação e socialização do ser humano, por esta razão deveremos exigir dos políticos e do governo a educação em tempo integral, treinamento, formação e a VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR como pilares para resgatar a família, a educação e a moralidade dos Três Poderes Constituídos no futuro. “MUITOS DO QUE NOS LEVA AO SOFRIMENTO É A IGNORÂNCIA”.


Solicito ao Senhor Presidente Jair Bolsonaro o VETO de R$ 6 Bilhões para o Fundo Partidário aprovado pela Câmara Federal e autorize o repasse dos recursos para A INSTALAÇÃO DE BIBLIOTECAS NOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO PARA ESTIMULAR A LEI-TURA DOS JOVENS.


“SÓ EXISTIRÁ DEMOCRACIA NO BRASIL NO DIA EM QUE SE MONTAR NO PAÍS A MÁQUINA QUE PREPARA AS DEMOCRACIAS. ESSA MÁQUINA É A ESCOLA PÚBLICA”. ANÍSIO TEIXEIRA.


Alderico Sena – Especialista em Gestão de Pessoas, Ex-Superintendente do SESCOOP – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo da Bahia, Ex-Consultor Técnico da Universidade Federal do Espírito Santo, Ex-Assessor da Adjutória de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA e Ex-Assessor do IAT – Instituto Anísio Teixeira – www.aldericosena.com


Arquivos Recentes