top of page

A educação é essência de tudo. Qual é o Brasil que queremos - Notícia Livre Redação 12 de junho, 2025 

  • Foto do escritor: Alderico Sena Sena
    Alderico Sena Sena
  • 13 de jun.
  • 3 min de leitura

Colunista Destaque – Alderico Sena


A educação está deseducada em casa e na escola. Sociedade, governantes e políticos ainda não entenderam a frase do Mestre educador Darcy Ribeiro. “A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto”. Sem educação e valorização do professor não há solução na formação do cidadão. Educação não é despesa é investimento.   


A Educação que tive em casa: “Falar a verdade e defender o que é certo para não dormir com peso na consciência. Só sai para brincar depois que fizer as obrigações. Discordância entre casal é normal, mas nunca se discute na frente dos filhos para não repassar maus exemplos. Aprenda a servir ao próximo porque foi a sociedade que pagou seus estudos, através dos impostos ao governo, então procure devolver a sociedade os conhecimentos conquistados de alguma forma.” Razão de escrever artigos com o puro jornalismo, coerência e autonomia. Existia disciplina, limite e responsabilidade.    


A sociedade está cruel com ela mesma com tanta violência por não exercer a soberania, a cidadania e obter a dignidade da pessoa humana amparada na Constituição artigo 1º. A sociedade não é vítima, é a culpada. Reclama do governo e se esquece de que quem coloca os políticos lá é ela própria.


A escassez de caráter, respeito, amor, ética, profissionalismo, liderança, hierarquia, gentileza, lealdade, pureza, honestidade, solidariedade e compromisso com as causas coletivas o que vem impedindo o desenvolvimento do país, face também o nível de políticos que o povo está elegendo e reelegendo há décadas sem renovação de ideais e projetos.


A verdade é fundamental para manter a dignidade da família e o crescimento do país. Defender o que é certo e importante para garantir que as pessoas sejam tratadas com justiça e respeito. Acredito que é importante ser honesto e justo em todas as situações, mesmo que isso possa ser difícil e incômodo a determinados indivíduos hipócritas que fazem o jogo do Sistema da elite. Verdade significa aquilo que está intimamente ligado a tudo que é sincero, que é verdadeiro, é a ausência da mentira. Verdade é também a afirmação do que é correto, do que é seguramente o certo e está dentro da realidade apresentada.

 

A sociedade está vivendo no “MUNDO CÃO SEM DIREITO DE IR E VIR”, há não ser pagar impostos e votar nas eleições, DIREITOS NADA. Exemplo claro está na decisão final da Justiça em considerar a ilegalidade da greve dos Professores em Salvador. A sociedade esquece que: o Professor, sua profissão é a única que torna todas as outras possíveis.


O eleitor precisa entender que político representa a cidadania e tem o dever de trabalhar para o povo e pelo povo, conforme estabelece o Art. 37º da Constituição. “A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade”.


O eleitor precisa diferenciar a política de politicagem. Política é a arte de trabalhar para o bem comum e politicagem é utilizar irresponsavelmente e criminosamente a consciência do povo para atender aos interesses pessoais ou de grupos econômicos e políticos.


A arma que o brasileiro não sabe usar – Título Eleitoral. A CPI do eleitor é o voto consciente para transformação dos vícios na administração pública. Quem não gosta de política é governado por quem gosta. Dê valor ao seu voto e a você, eleitor, pesquisando o caráter, competência e compromisso do candidato para não continuar alimentando e sendo conivente com políticos desqualificados e despreparados que manipulam pessoas desinformadas e despolitizadas. Lembrando que nem todos os políticos são iguais. “Separar o joio do trigo”, é preciso.


Confesso que é muito triste apreciar o retrocesso socioeconômico, a desigualdade social, o analfabetismo, a falta de saneamento básico nas regiões e a violência em pleno século XXI, devido a omissão e a falta do exercício de cidadania. “Todo o poder emana do povo”. O Brasil possui riquezas naturais e geográficas, mas lhe faltam riquezas humanas.


 Eleitores, qual o Brasil que queremos para as futuras gerações, a partir das eleições de 2026 para Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Estadual, porque é na área do governo que se decidem os destinos do país e as condições de vida da população.


  Mudar: Dói: Continuar como está: Dói escolha uma das duas dores e pare de reclamar que a decisão é do eleitor na urna. Querer é poder! Seja a mudança! Não erramos quando damos muito de nós a alguém. Erramos quando esperamos reconhecimento de alguém que não sabe valorizar a sinceridade que lhe demos na defesa de um Brasil melhor para todos.


Alderico Sena – Especialista em Gestão de Pessoas @aldericosena.com

 

 
 
 

Comments


bottom of page