A base de um País está na educação - Autor Alderico Sena


Só poderemos formar bons cidadãos ensinando as crianças desde as primeiras letras a serem cidadãos com valores éticos e morais. A escola é a ferramenta de conquistar conhecimentos, por isto é de fundamental importância que alunos do 1º e 2º graus conheçam as leis que regem o Município “Lei Orgânica”, o Estado e a União “Constituições”, a fim de exercerem a cidadania na defesa dos interesses coletivos e do País.


A Base de um País está na educação. Se for realizada uma pesquisa junto a sociedade sobre a A LEI MAIOR DO PAÍS, poucos cidadãos saberão responder.


A educação está deseducada, em casa e na escola, devido os governos não priorizarem a educação como investimento. Entendo o porquê o Mestre educador Darcy Ribeiro escreveu: “A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto”.


Só existirá democracia no Brasil quando os governos implementarem a educação pública em tempo integral de qualidade como defendeu Anísio Teixeira “Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública.”


A desigualdade social, é um tema presente desde a escola, quando se colocavam as diferenças econômicas e de tratamento na sociedade, até a faculdade, onde se aprofundam os conhecimentos sobre a área.

A desigualdade social é um processo existente dentro das relações da sociedade, presente em todos os países do mundo. Faz parte das relações sociais, pois determina um lugar aos desiguais, seja por questões econômicas, de gênero, de cor, de crença, de círculo ou grupo social. Uma das causas do crescimento da violência no País.


Poder e capital geram corrupção e violência por ser um ciclo vicioso: esses grupos se mantêm no poder com seus prestígios e privilégios e num círculo restrito, relacionando-se social e economicamente por gerações a fio como se observa no número de políticos a décadas que se mantém no poder. O porque a base de um País está na educação.


Eleitores o Brasil regrediu, nesses 70 anos por falta de investimentos na EDUCAÇÃO E PESQUISA.


O Brasil necessita de Presidente, Governadores, Prefeitos e de Parlamentares que priorizem a educação como PILAR para os novos rumos do País, no entanto o eleitor precisa internalizar a frase do discurso do Ex-Presidente dos EUA, John Kennedy em 1961: “Não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seu país”. Só assim poderemos reconstruir o Brasil. Lembrando que as condições de vida da população e o crescimento do País dependem da consciência do eleitor.


Seja a mudança! A “impermanência rege o universo. Os que resistem à mudança resistem à realidade e à vida em si.” Barack Obama


Alderico Sena – Especialista em Gestão de Pessoas e Ex- Assessor do IAT- Instituto Anísio Teixeira – www.aldericosena.com – aldericosena@gmail.com