Conquistas importantes na retomada do crescimento do Sistema Cooperativo da Bahia, aconteceram com a Revitalização da OCEB – Organização das Cooperativas do Estado da Bahia iniciada em 1997, devido ao crime da vassoura-de-bruxa na plantação de cacau no Sul da Bahia nos anos 80, onde a Organização das Cooperativas passou por declínio, organizacional, administrativo e financeiro. Lideranças cooperativistas se uniram e foram a Brasília nos gabinetes dos Deputados Federais e Senadores na Assembleia Nacional Constituinte de 1988 na defesa da criação do “S” SESCOOP Nacional, visando desvincular o Cooperativismo do Ministério da Agricultura.
A OCB – Organização das Cooperativas Brasileira BSB/DF, comunicou a diretoria da OCEB que a Medida Provisória 1.715 foi assinada e publicada no DOU criando o SESCOOP – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo com a seguinte redação: “O Presidente da República, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória em 03 de setembro Nº 1.715/98, com força de lei: “Dispõe sobre o Programa de Revitalização de Cooperativas de Produção Agropecuária – RECOOP, autoriza a criação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo/SESCOOP, com personalidade jurídica de direito privado, sem prejuízo da fiscalização da aplicação de seus recursos pelo Tribunal de Contas da União, com o objetivo de organizar, administrar e executar em todo o território nacional o ensino de formação profissional, desenvolvimento e promoção social do trabalhador em cooperativa, cooperados e familiares. Art. 1º Fica o Poder Executivo autorizado a implementar o Programa de Revitalização de Cooperativas de Produção Agropecuária – RECOOP, observadas as disposições desta Medida Provisória. Art. 7º Fica autorizada a criação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP, com personalidade jurídica de direito privado, sem prejuízo da fiscalização da aplicação de seus recursos pelo Tribunal de Contas da União, com o objetivo de organizar, administrar e executar em todo o território nacional o ensino de formação profissional, desenvolvimento e promoção social do trabalhador em cooperativa e dos cooperados”.
O SESCOOP/BA estará comemorando 25 anos de fundação, considerando que o registro na Junta Comercial da Bahia foi concretizado em 1º de novembro de 1999.Pelo fato de o SESCOOP ter sido criado por Medida Provisória e por força da Lei as Organizações foram transformadas em Sindicato e Organização das Cooperativas sendo criada três Federações Regionais para então ser constituída a CNCOOP – Confederação Nacional das Cooperativas em Brasília-DF, onde a direção da Bahia participou ativamente nessa MISSÃO na defesa do fortalecimento e crescimento do Sistema Cooperativo. O SESCOOP – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo foi regulamentado pelo Decreto nº 3.017 de 06 de abril de 1999.A primeira diretoria executiva do SESCOOP/BAHIA, foi composta pelo Presidente Dr. Orlando Colavolpe (Médico) e Alderico Alves Sena, Superintendente.
Com a criação do SESCOOP, o Sistema obteve um maior reforço financeiro para investimentos de seminários regionais, capacitação e formação cooperativista, relações interpessoais, gestão associativa e planejamento estratégico aos cooperados e funcionários das Cooperativas regularizadas com a contribuição cooperativista com a OCEB – Organização das Cooperativas de acordo estabelece a Lei 5764/71 e o crescimento das Cooperativas no Estado da Bahia. O Sicoob Central Bahia nasceu com o resultado da fusão das cooperativas de crédito que antes era CREDIBAHIA.
O primeiro convênio do SESCOOP foi firmado com o SICOOB CENTRAL/BA com repasse de recursos, objetivando o desenvolvimento da cultura cooperativista, formação profissional dos cooperados e funcionários, visando operacionalizar o monitoramento, a supervisão, auditoria, controle da autogestão e governança das cooperativas de crédito no Estado.
Foi neste período da revitalização do Sistema Cooperativo que a Unimed Salvador inaugurou unidade hospitalar em Lauro de Freitas sob a gestão do Dr. Almir Magalhães, presidente também da SICRED/UNICRED/BA.
Foi uma honra ter cumprido a MISSÃO assumida na revitalização do Sistema Cooperativo da Bahia, quando o FOCO de governança foi o Social e o Econômico das Cooperativas, proporcionando oportunidades a milhares de pessoas na geração de trabalho, renda, dignidade e a permanência do homem na sua Região. O SESCOOP, proporcionou palestras gratuitas ao público em geral sobre organização e constituição de cooperativa o que resultou na criação de Cooperativas de: Materiais Recicláveis, Pescadores, Marisqueiras, Costureiras, Trabalho, Mineração, Turismo, Educacional, Saúde, agropecuária, Transportes, dentre outros ramos. Cooperativismo é a saída para inclusão social, você participa, todos crescem. Se todos cooperarem construiremos um Brasil melhor para as futuras gerações com a criação das matérias educação associativa e ambiental nas escolas de 1º e 2º graus, visando a dotar os alunos e futuros profissionais de conhecimentos sobre cooperativismo, conforme aprovado no artigo 49º DO ATO DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIA DA CONSTITUIÇÃO DO ESTADO PROMULGADA EM 05 de outubro de 1989 pelo governador Jerônimo Rodrigues.
Os membros Fundadores e a primeira diretoria do SESCOOP parabenizam pelos seus 25 anos.
Alderico Sena – Ex-Superintendente da OCEB – Organização das Cooperativas da Bahia, Membro Fundador e Ex-Superintendente do SESCOOP – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia – site:www.aldericosena.com
Comentarios