23 Anos de Fundação do SESCOOP- Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo da Bahia -


Colunistas Destaques Noticia Livre - Alderico Sena - 19 de outubro de 2022

19 de outubro, 2022 Redação

COOPERATIVISMO. VOCÊ PARTICIPA, TODOS CRESCEM.


A criação do SESCOOP nasceu de lutas incansáveis de lideranças cooperativistas pelo seu próprio “S” Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo. Um dos verdadeiros heróis dessa conquista que valeu a pena pelos resultados alcançados foi o Mestre Cooperativista, Advogado Dr. Hildegard Rosa, in-memorian, dentre outros cooperativistas históricos.


Na Constituinte de 1988 as articulações políticas foram intensas e incansáveis para a desvinculação do Cooperativismo do Ministério da Agricultura. Depois de dez anos, o Presidente Fernando Henrique Cardoso, assinou a Medida Provisória 1715, de 03 de setembro de 1998 criando o SESCOOP – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, constante no Art. 7º: “Fica autorizada a criação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP, com personalidade jurídica de direito privado, sem prejuízo da fiscalização da aplicação de seus recursos pelo Tribunal de Contas da União, com o objetivo de organizar, administrar e executar em todo o território nacional o ensino de formação profissional, desenvolvimento e promoção sociais do trabalhador em cooperativa, cooperados e familiares” OSESCOOP foi regulamentado pelo Decreto nº 3.017 de 06 de abril de 1999.


Pelo fato de o Presidente FHC ter criado o SESCOOP por Medida Provisória, a CNI e a CNA – Confederações da Indústria e da Agricultura ingressaram com uma ADIN – Ação Direta de Inconstitucionalidade, devido essa AÇÃO as Organizações Estaduais foram transformadas em Sindicato e Organizações das Cooperativas Estaduais e criadas três Federações por Regiões e posteriormente a CNCOOP – Confederação Nacional das Cooperativas com Sede em Brasília – DF.


O SESCOOP tem por objetivo: “Organizar, administrar e executar o ensino de formação profissional, a promoção social dos empregados de cooperativas, cooperados e de seus familiares, e o monitoramento das cooperativas no Brasil. Operacionalizar o monitoramento, a supervisão, a auditoria e o controle em cooperativas; Assistir as sociedades cooperativas empregadoras na elaboração e execução de programas de treinamento e na realização de aprendizagem metódica e contínua; Estabelecer e difundir metodologias adequadas à formação profissional e promoção social do empregado de cooperativa, do dirigente de cooperativa, do cooperado e de seus familiares; Exercer a coordenação, supervisão e a realização de programas e de projetos de formação profissional e de gestão em cooperativa; Colaborar com o poder público em assuntos relacionados à formação profissional e à gestão cooperativista e outras atividades correlatas; Divulgar a doutrina e a filosofia cooperativistas como forma de desenvolvimento integral das pessoas; Promover e realizar estudos, pesquisas e projetos relacionados ao desenvolvimento humano, ao monitoramento e à promoção social, de acordo com os interesses das sociedades cooperativas e de seus integrantes”.


A fonte principal de receita do SESCOOP é a contribuição mensal compulsória de 2,5% sobre o montante da remuneração paga pelas cooperativas aos funcionários. Essa contribuição, antes da criação do SESCOOP, era recolhida pelas cooperativas para outras instituições (Senai, Sesi, Senac, Senat, Sest, Senar, Sebrae).


O SESCOOP tem unidade nos 26 estados e no Distrito Federal – Brasília e é presidido pelo Presidente da OCB – Organização das Cooperativas Brasileira e pelos Presidentes das Organizações das Cooperativas Estaduais.

Em 1º de Novembro de 1999, o SESCOOP do Estado da Bahia obteve seu registro na Junta Comercial do Estado com a primeira diretoria executiva composta pelos Presidente Dr. Orlando Colavolpe e Superintendente Alderico Alves Sena.


GESTÃO, MISSÃO E VISÃO – Ser Organização de excelência na representação do ensino de formação profissional, promoção social dos empregados de cooperativas, cooperados e de seus familiares e no desenvolvimento do Sistema Cooperativo no Estado da Bahia.

Cooperativismo é a saída do País. Se todos cooperarem conquistaremos juntos o desenvolvimento da Bahia e do Brasil!

VIVA OS 23 ANOS DE FUNDAÇÃO DO SESCOOP DA BAHIA! PARABÉNS!

Alderico Sena – Ex- Superintendente da OCEB – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia, Membro Fundador da FECOOP/SULENE – Federação das Organizações das Cooperativas do Sudeste e Nordeste, CNCOOP – Confederação Nacional das Cooperativas e do SESCOOP Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia – site: www.aldericosena.com