Educação de Pais Presentes, Filhos Seguros - Noticia Livre

A Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PENSE) feita pelo IBGE mostra dados preocupantes. Grande parte dos pais ou responsáveis não acompanham nem supervisionam adequadamente o desenvolvimento educacional dos filhos. Segundo o levantamento 27,35% dos pais não sabem que os filhos faltaram à escola. Outros 20,5% desconhecem o que esses jovens fazem durante o tempo livre. Também chama a atenção o fato de que 51,35% dos responsáveis não verificam se as tarefas escolares foram cumpridas. Já 32,9% dos pais não entendem os problemas e as preocupações dos filhos. A educação está deseducada em casa pela falta de afeto, atenção e liderança de pais e na escola pela falta de investimentos em promoção, capacitação e treinamento de Professores da rede pública. Pais educam e escola ensina, só que alguns pais inverteram esta responsabilidade para o estabelecimento de ensino. A ideia de que escola e família devem caminhar juntas não é novidade, mas sempre causa discussões quando o tema é participação.

A participação dos pais na vida educacional das crianças e jovens é fundamental e cabe à família introduzir às novas gerações temas como formação moral, educação ética e social. Escola e família têm diferentes papéis e funções formativas, mas são complementares e essenciais na formação do cidadão. Só poderemos formar bons cidadãos ensinando as crianças desde as primeiras letras a serem cidadãos, adotando limite, disciplina, responsabilidade, segurança e bons exemplos dos pais, por isso é necessário que os pais ou responsáveis tenham um papel ativo na educação dos seus filhos. A lei-tura é um hábito que pais devem ter para que os filhos gostem de ler. Ler conquista conhecimento. Se quiser entender suas dificuldades e desejos, preciso dar exemplo, afeto, atenção e ir com eles ao cinema, Arena Fonte Nova, Parques, Jardim Zoológico, Show, enfim ser um parceiro amigo inseparável.

Educação, Pais atuantes, filhos seguros! Muitos pais acham que uma boa escola cara é suficiente para que os filhos tenham uma formação ideal. Contudo, esquecem de que outros fatores como atenção, participação e envolvimento são necessários para o desenvolvimento da criança/jovem e principalmente em um ambiente escolar que sinta bem, integrado e feliz.

Em casa, o mais importante é dar suporte emocional para que eles se sintam seguros e valorizados. Jovens pouco estimulados ou fragilizados emocionalmente transformam-se em alunos com problema de autoestima, carência e inseguro – o que, inevitavelmente, vai comprometer o desempenho nos estudos e sujeito a bullying na escola.

A essência da educação familiar perdeu princípios, valores e conduta ética e moral no que se refere a disciplina, respeito, honestidade, limite, responsabilidade e compromisso com os estudos com os Mestres e funcionários do estabelecimento de ensino.

Conversando com minha filha Professora e alguns Mestres e Diretores de escola fui informado que tem pais que nem conhecem a direção e Professores dos filhos e o pior nem participam das reuniões de avaliação de pais e mestres na escola. Esta atitude de pais comprova o porquê jovens entram na delinquência, droga, bebida, suicídio, dentre outros comportamentos inadequados a preservação da vida, devido à falta de afeto, amor e atenção da família. Pais precisam priorizar o SER e não o ter, considerando que educação é o maior investimento que pais pode dar e deixar para filhos.

Educação no Brasil está sem rumo são alunos despreparados e professores desestimulados, sem investimento em treinamento, capacitação e sem recursos materiais para repassarem conhecimentos e informações que estimulem no aprendizado do aluno.

Estamos com ensino dos Séculos XIX e XX e estamos em pleno Século XXI. Um Projeto de Inovação Pedagógica é necessário. Escola é um lar que a criança tem que ter prazer, alegria e interesse de ir à escola e o Professor tem que ter o valor devido e merecido pelos governantes.

“Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra”. Anísio Teixeira

“Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante”! Paulo Freire

“Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos”. Pitágoras

“Nada melhor pode dar um pai a seu filho do que uma boa educação”. Texto Islâmico

“É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos Pais” Coelho Neto

“Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem”. Karl Kraus

“Se os governadores não construírem escolas, em 20 anos faltará dinheiro para construir presídios” Darcy Ribeiro 1982.

Só para lembrar o alerta do Darcy Ribeiro aos cidadãos quando escreveu: “A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto”. Pensem nestas frases e invistam na educação dos seus filhos, considerando que Educação não é despesa é um investimento e o maior bem patrimonial que pais podem deixar como herança para os filhos é educação e dignidade!

“A obra da educação é obra que pede tempo limpo, céu claro, mar bonança… “Anísio Teixeira

“Só existira democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a escola pública” Anísio Teixeira

“A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto”. Darcy Ribeiro

Sociedade é hora de ação e não de omissão e defenda: “Educação, direito de todos e dever do Estado e da família”, Art. 205 da Constituição da República Federativa do Brasil.

Alderico Sena – Bacharel em Teologia Sociedade e Política, Especialista em Gestão de Pessoas, Master em Auto Conhecimento e Desenvolvimento Humano -AVATAR Star Edge Internacional Florida/Orlando/EUA e Ex-Assessor do IAT – Instituto Anísio Teixeira – aldericosena@gmail.com – www.aldericosena.com

Arquivos Recentes