50 anos da OCEB - Organização das Cooperativas do Estado da Bahia

16 May 2020

A OCEB – Organização das Cooperativas do Estado da Bahia, registrada na Junta Comercial em 16 de junho de 1970, entidade que foi mantida, na época, basicamente pelas Cooperativas Agropecuárias de Cacau. Com o crime da vassoura-de-bruxa, disseminada em maio de 1989, quando foi descoberto o primeiro foco da infecção em uma plantação de cacau no sul da Bahia, em menos de três anos, a praga destruiu as lavouras e fez surgir uma série de explicações, inclusive a de que o Brasil poderia ter sido vítima de uma sabotagem agrícola por parte de outros países produtores de cacau. As Cooperativas, a COOPERCACAU – Cooperativa Central do Cacau e a OCEB – Organização das Cooperativas conduzida na época pelo Presidente e agricultor Fernando Rios, entraram em declínio, face a praga da vassoura-de-bruxa.

Em 1996 o agricultor Alfredo Jorge Costa Freitas assumiu a Presidência da OCEB e convidou Alderico Sena para Superintendência da Organização para conduzir os destinos do Cooperativismo no Estado da Bahia. Iniciamos a gestão com o foco “Cooperativas caminharão juntas” e “Informar é criar Participação”. No ano de 1998 a missão foi “Novos Rumos do Cooperativismo da Bahia” e “Uma OCEB à Serviço do Cooperativismo da Bahia”. Constam nos Relatórios de Atividades anuais, passo a passo a consolidação do processo de revitalização e reestruturação da Organização. Encontramos uma Organização desacreditada com dificuldades financeiras para honrar seus compromissos, inclusive com processos trabalhistas, títulos protestados, tributos governamentais e até contas bancárias encerradas.

Em uma nova eleição o médico Dr. Orlando Colavolpe, assumiu a Presidência e o compromisso assumido levou-nos a buscar o apoio de muitos. Destacamos o Governador Paulo Souto, Dr. Norberto Odebrecht, Assembleia Legislativa, Secretários de Estado, Presidente da UPB União dos Prefeitos da Bahia, Emerson Leal, Câmara Municipal do Salvador, Bancos Oficias, Ministério da Agricultura, SUDENE, EBDA, EMBRAPA, SEAGRI, Prefeituras, Empresas Privadas do Polo Petroquímico e Centro Industrial de Aratu, dentre outros órgãos. Foi um trabalho árduo, ousado e profissional com uma equipe pequena e coesa para alcançar os objetivos e a reestruturação da OCEB – Organização das Cooperativas do Estado da Bahia.

Quando assumimos a Superintendência em 1997, encontramos apenas 3 (três) cooperativas regulares, deixamos 826 cooperativas registradas dos diversos ramos, gerando trabalho, emprego, renda e dignidade aos trabalhadores.

“UNIDOS TRANSFORMAMOS”. Cooperativismo é a saída do País. O Cooperativismo é uma organização social e econômica que gera trabalho, renda e tributos aos Municípios, Estados e União. Apoiamos a criação de Cooperativas de Trabalho, Materiais Recicláveis, Marisqueiras, Costureiras, Pescadores, Agricultura Familiar, Agropecuárias, Transportes, Educacional, Cultural, Mineração, Saúde, Crédito, dentre outras.

Informamos aos mais jovens que a ideia de cooperativismo é mais antiga do que se imagina! Na Babilônia, já existia a prática de arrendar terra para uso de grupos de pessoas. Os alimentos ali plantados, eram divididos por todos.

Mas a primeira cooperativa, no modo que conhecemos hoje, foi criada durante a Revolução Industrial, em 1844, na Cidade de Rochdale-Manchester, no interior da Inglaterra.

As cooperativas baseiam-se em valores de ajuda mútua e responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. Na tradição dos seus fundadores. os membros das cooperativas acreditam nos valores éticos da honestidade, transparência, responsabilidade social e preocupação pelo seu semelhante.

Em 1999, fundamos o SESCOOP – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo da Bahia, deixamos a OCEB em 2006 e em 2010 o SESCOOP com o dever de missão cumprida, e com a visão de Organização de Excelência na Representação, Promoção, Defesa e Desenvolvimento do Sistema Cooperativo. 50 anos, Parabéns OCEB – Organização das Cooperativas do Estado da Bahia!

 

Alderico Sena – Especialista em Gestão de Pessoas, Ex-Superintendente da OCEB – Organização das Cooperativas do Estado da Bahia, Ex-Superintendente e Fundador do SESCOOP-Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo da Bahia, Membro Fundador da FECOOP/SULENE- Federação das Organizações das Cooperativas do Nordeste e da CNCOOP – Confederação Nacional das Cooperativas – aldericosena@gmail.com – www.aldericosena.com – Consulte.

 

Please reload

Arquivos Recentes
Please reload