top of page

A virtude da cidadania no Dia da Eleição para um Brasil melhor para todos

O QUE A SOCIEDADE PRECISA SABER! RESPONSABILIDADE SOCIAL É DE TODOS

Virtude é uma qualidade moral, um atributo positivo de um indivíduo no exercício de sua cidadania. Virtude é a disposição de um cidadão em praticar o bem ao próximo. Virtudes e valores são fundamentos éticos e espirituais que formam a consciência do ser humano. Virtudes humanas básicas das pessoas são: benevolência, justiça, paciência, sinceridade, responsabilidade, otimismo, sabedoria, respeito, autoconfiança, solidariedade, coragem, desapego, despreocupação, determinação, disciplina, empatia, estabilidade, generosidade, dentre outras virtudes. Virtudes são hábitos constantes que levam o homem para o caminho do bem, visando preservar a natureza, animais e a humanidade. “A natureza é sábia e infinitamente abundante, travado é a mente de alguns seres que estão em desarmonia com a natureza”. A humanidade é cruel com ela mesma no momento que não preserva a natureza que nos alimenta, nos cura e proporciona qualidade de vida.

É nítido que a máquina pública está comprometida. Todo dia, ao vivo e em cores na mídia trata de reformas, aumentos de produtos/serviços, corrupção, impunidade, Corona vírus, dentre outras, informações. Se pararmos para pensar, no final das contas, mesmo que inconscientemente ou por omissões, é a humanidade que financia todas essas questões com taxas, contribuições, impostos, dentre outros tributos recolhidos aos cofres públicos. A cada dois reais desviados ou desperdiçados é um litro de leite que está sendo tirado das crianças esfomeadas pelos municípios deste país! “O vírus fome mata 8.500 crianças por dia . . . e a vacina existe, chama-se COMIDA, mas isso não interessa nada”. “O desemprego atinge 11,9% e a informalidade atingiu 41,1% da população”.

Partidos políticos fortes com propostas e programas de governança são raríssimos. Partidos políticos são órgãos canalizadores de opinião pública, onde a cidadania deveria ter uma participação efetiva para debater, discutir, reivindicar, defender ideias, propostas e conquistar conhecimento, cultural, econômico, social e político, visando defender com coerência os interesses coletivos e o crescimento do Município/Estado/País.

Que saudade faz nossos líderes educadores e políticos Anísio Teixeira, Paulo Freire, Darcy Ribeiro, Leonel Brizola do PDT Partido que tem como BANDEIRA A EDUCAÇÃO QUE É A BASE DE TUDO, dentre outros líderes! A desqualificação de políticos e o desinteresse do eleitor pela política tem contribuído e muito para a corrupção e a crise moral, política e institucional que assola o país. O bom político é aquele que defende as causas coletivas e os Símbolos Nacionais, combatendo o abuso de autoridade, a corrupção, a impunidade, toda forma de violência com isenção, imparcialidade e coerência e não com falta de postura para exercer o destino do País/Brasil. Tudo é uma questão de Educação. “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”. As unidades de ensino precisam apoiar grêmios e diretórios para o surgimento de líderes jovens com vocação política.

Na concepção da palavra, deveres e direitos na conjuntura atual, a sociedade só tem DEVERES e direitos NADA, basta observar os Projetos de Lei e Emendas Constitucionais que foram aprovadas nas reformas trabalhista, previdenciária, tributária, dentre outras no Congresso Nacional e nas Casas Legislativas dos Estados e Municípios, sancionadas pelo Presidente da República, Governadores e Prefeitos. A Reforma principal que é a REFORMA POLITICA que se decidem os destinos do País e as condições de vida da população, até o momento nem o Presidente e nem o Congresso Nacional demonstraram interesse em priorizar a reforma política até então para resgatar a moralização, credibilidade e a confiabilidade da sociedade nos três Poderes Constituídos. Cadê o povo nas ruas para exigir a Reforma Política Já?

Considerando a fragilidade do Estado Democrático de Direito, aos fundamentos: a soberania; a cidadania; e a dignidade da pessoa humana, a sociedade está desprotegida, fase o descumprimento dos representantes eleitos pelo povo a Constituição Federativa do Brasil, dentro do que estabelece os artigos 1º, 2º e 3º “ São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário”. A crise moral, politica e institucional que assola nos três Poderes quem leva a pior é a população, devido ao despreparo dos políticos que a cidadania elege e reelegem. Educação é preciso! O verdadeiro Símbolo da Democracia é o respeito a Constituição da Republica Federativa do Brasil pelos Três Poderes o que não é honrado!

A virtude da cidadania no Dia da Eleição é a única ARMA do eleitor para transformar e salvar o Brasil das garras dos malfeitores, visando as futuras gerações e família. O bom Político prestou fica, não prestou, FORA. Esta é a filosofia do eleitor na eleição de 2020 e 2022 e não votar em branco e nulo para passar CHEQUE EM BRANDO e eleger e reeleger muitos que estão fazendo da política balcão de negócios e cabide de emprego. Precisamos mudar o critério de escolha do perfil dos políticos para melhor e não para pior como estamos vendo na mídia o despreparo e a falta de postura de políticos e a falta de cumprimento a Constituição Federal pelos representantes dos Três Poderes Constituídos. Lembrando aos eleitores que nem todos os políticos são iguais e quem não gosta de política é governado por quem gosta.

“Nós temos muita ficção cientifica. Nós deveríamos escrever ficção social. Imaginar o mundo que queremos e depois construí-lo” Miuhammd Yunus. Eleitor, o momento é de reflexão, consciência política e aplicabilidade da virtude de cidadão com responsabilidade individual na URNA para os Novos Rumos e o crescimento do Brasil. Seja a mudança a partir das eleições de 2020 e 2022 para reconstruir o Brasil. NADA MUDA SE VOCÊ NÃO MUDAR! MUDAR: DÓI, CONTINUAR COMO ESTA: DÓI. ESCOLHA UMA DAS DORES E PARE DE RECLAMAR. “OS QUE RESISTEM À MUDANÇA RESISTEM À REALIDADE E À VIDA.” BARACK OBAMA

Alderico Sena – Bacharel em Teologia, Sociedade e Política, Especialista em Gestão de Pessoas, Coordenador de Pessoal da Assembleia Estadual Constituinte – 1989 e Fui Assessor Parlamentar do Deputado Estadual Zezito Pena, exemplo de Parlamentar – www.aldericosena.com – aldericosena@gmail.com

bottom of page