top of page

Cooperativismo ferramenta para geração de trabalho e renda - Noticia Livre

Triste realidade! “Falta trabalho para 27,134 milhões no País”, publicado na Tarde caderno Economia. O Cooperativismo é ferramenta adequada para geração de trabalho e renda.

O Movimento cooperativista nasceu na Inglaterra, no século XIX, em pleno regime de economia liberal, como resultado da intensificação da luta dos Trabalhadores. Em 1844, quando 28 tecelões de Rochdale uniram-se e constituíram uma Cooperativa de consumo, denominada Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale. Por que formar Cooperativas? É comum, nas mais diversas atividades econômicas, as pessoas aderirem a maneiras de agir que possibilitem benefício a todos. Como Formar Cooperativas? Para a formação de uma cooperativa, é necessário que as pessoas interessadas estejam conscientes do empreendimento que pretendem. Como Conduzir Uma Cooperativa? Constituída a sociedade cooperativa, os cooperados realizam a Assembleia Geral, de onde emanam as decisões na condução de toda e qualquer ação. É também a Assembleia Geral, com base nas disposições estatutárias, que dá suporte aos demais órgãos: Diretória, Conselhos Administração, Fiscal e de Ética. Qual a Função do Cooperado? Na função de dono e usuário da sociedade, o cooperado, além de responsável pela execução de todos os atos e conservação dos objetivos estabelecidos, precisa definir claramente como devem ser prestados os serviços que eles se destinam. O que é cooperar? Significa agir simultânea ou coletivamente com outros para um mesmo fim, ou seja, trabalhar em comum para o êxito de um mesmo propósito. O que é Cooperação? Método de ação pelo qual indivíduos ou famílias com interesses comuns constituem um empreendimento. Neste, os direitos de todos são iguais e o resultado alcançado é repartido somente entre os integrantes, na proporção da participação societária nas atividades. O que é Cooperativismo? É uma doutrina, um sistema, um movimento ou simplesmente uma atitude ou disposição que considera as cooperativas como uma forma ideal de organização das atividades sócio-econômicas da humanidade. O que é cooperado? Cooperado é o produtor rural, o trabalhador urbano, dentre outros profissionais, de qualquer atividade sócio-econômica, que se associa para participar ativamente de uma cooperativa, cumprindo com os seus deveres e observando os seus direitos. O que é Cooperativa? Cooperativa é uma associação de pessoas, organizada economicamente com a participação livre de todos os que têm idênticas necessidades e interesses, com igualdade de deveres e direitos a voto para a execução de quaisquer atividades, operações ou serviços. Valores do Cooperativismo – Baseia em ajuda mútua, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. Todos são iguais!

Alderico Sena, Especialista em Gestão de Pessoas, Membro Fundador e Ex-Superintendente do SESCOOP- Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo da Bahia e da OCEB-Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – aldericosena@gmail.com

bottom of page