O Cidadão idoso merece respeito e dignidade - Publicado no Jornal A TARDE

2 Jul 2019

A questão da velhice sempre foi colocada pelos poderes constituídos em plano secundário, por falta de representante político aposentado e o resultado é uma categoria carente de reconhecimento, direito e respeito pelos órgãos governamentais. O Brasil é um País que não reconhece e valoriza os relevantes serviços prestados pelos idosos a Nação.

A Constituição Federal do Brasil, Artigo 230, a Lei nº 8.842/94 – Que define a política Nacional do Idoso e a Lei 10.741/2003 Estatuto do Idoso asseguram e amparam o bem-estar e a dignidade da pessoa idosa, mas não são aplicadas e respeitadas pela sociedade, considerando a falta de fiscalização, controle, acompanhamento e cumprimento das Leis pelas Instituições.

O envelhecimento populacional é uma realidade. Alguns países já vêm enfrentando essa questão há muito tempo. Outros como o Brasil as autoridades publicas ainda não atinaram por falta de visão deste fenômeno. No ano de 2020, o Brasil será o quinto país em população idosa com 33 milhões de pessoas acima de sessenta anos. O professor Kalache disse: “envelhecer é um triunfo, mas para gozar da velhice é preciso dispor de políticas publicas adequada que possam garantir um mínimo de condições de qualidade de vida para os que chegam lá”. Essa lembrança é valida para os jovens e adultos de hoje. Inspirado num trecho do livro “A Velhice”, escrito por Simone de Beauvoir, “Os jovens, todos, tem dentro de si o velho de amanhã”. É uma questão cultural, como a melhor idade chegasse de repente, sem estarmos preparados, sem termos pensado no que é necessário fazer para desfrutar dessa etapa de vida. “Na velhice os passos são lentos, porque o velho carrega uma criança, um jovem e um adulto na própria história” Davi Roballo. A pessoa idosa trás consigo a experiência de vida, profissional e também do convívio no meio social que se refere à dignidade e a índole do ser humano. Uma das lições de vida que aprendi com os meus pais: “Ouvir mais e falar menos”, “Para ser leal com o próximo, seja leal consigo mesmo que a sua consciência estará livre de qualquer peso”, dentre outros ensinamentos familiar.

Nós temos consciência dos problemas. Mas não perdemos a capacidade de agir na defesa dos direitos dos aposentados, pensionistas e idosos, mesmo após o falecimento dos maiores líderes de idosos na Bahia, Gilson Costa e Dr Ana Montenegro que deixaram excelentes ensinamentos.

O Brasil é um país em crise. Crise moral, político e institucional que afeta o idoso e todas as outras idade. Se as perspectivas dos idosos são poucas com mais uma reforma da Previdência Social, o mesmo acontece com os jovens, para os quais o caminho há de ser bem mais longo e as possibilidades para o futuro bem menor.

 

Alderico Sena – Bacharelem Teologia, Sociedade e Política e Especialista em Gestão de Pessoas - aldericosena@gmail.com

 

 

Please reload

Alderico Sena

Bahia Noticias - Publicado

Segunda , 18 de Abril de 2016 - 08:08


comentou em: Câmara aprova envio de processo de impeachment de Dilma ao Senado

 

Como cidadão brasileiro, cumpridor dos meus deveres cívicos para com o meu país, fosse bem representado por um Congresso Nacional composto de uma maioria de deputados federais livre e de bons costumes, concordaria com a votação da aprovação do afastamento da Presidente. Infelizmente política virou balcão de negócios. Os interesses pessoais e de grupos estão prevalecendo, em detrimento aos interesses coletivos e do Brasil. Precisamos pensar no destino do Brasil e das futuras gerações. Esperamos que o Senadores façam prevalecer a ética, isenção e a imparcialidade para a ORDEM E PROGRESSO DO BRASIL. De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto. Rui Barbosa
Eleitor em outubro teremos eleição para vereador e Prefeito vamos avaliar o caráter e as referências dos candidatos para melhorar o perfil dos representantes da sociedade. É hora de ação e não de omissão! 

Arquivos Recentes
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga minha Página abaixo: