top of page

Publicado no Jornal A TARDE, edição de 17/06/2019 A que ponto chegou o ser humano

“Asilo São Lazaro é alvo de ataque de criminosos pela segunda vez este ano”, publicado no Jornal A Tarde, edição de 11 de Junho.

A desestruturação familiar e educacional tem levado o ser humano, em especial o jovem a comportamento extremo que faz necessário um novo modelo de educação familiar e escolar. A educação esta deseducada em casa, na escola e também com o estimulo do maior poder de formação a mídia, através das novelas que constrói e destrói muito mais com ensinamentos extremos e inadequados em horários que pais, filhos e netos estão juntos assistindo cenas e ações absurdas que não deixam de estimular a juventude para atos prejudiciais a sociedade. Para avaliar como esta a educação no Brasil, é só pedir a um aluno que concluiu qualquer curso em faculdade uma redação para entender por que o brasileiro escreve tão mal e estão despreparados educacionalmente. Uma boa comprovação são os resultados nos exames da OAB, Conselhos de Medicina, dentre outros cursos nos Estados da Federação.

Resgatar a dignidade do ser humano é um dever cívico da família, é também refletir o passado, procurar viver melhor o presente pensando no futuro das gerações que virão.

É vergonhoso como o desrespeito já começa em casa e reflete na escola. As crianças não respeitam mais professores não por culpa deles, mas sim, por culpa de muitos pais e governante que não priorizam a educação como base do desenvolvimento humano. Tudo começa em casa e cadê a liderança e o comando dos pais para impor disciplina, limite, responsabilidade e ética humana para respeitar e ser solidário com o próximo?

A postura individualista, antiética e despolitizada do ser humano em pleno Século XXI tem contribuído para o crescimento da violência contra o meio ambiente e o ser humano. Exemplo claro é a violência com pais, professores e pessoas idosas como a que ocorreu no: “Asilo São Lazaro é alvo de ataque de criminosos”. Só poderemos formar bons cidadãos, ensinando as crianças desde as primeiras letras a serem cidadãos com educação em tempo integral nas escolas com o suporte do Professor, Assistente Social, Psicólogo e segurança da reserva da policia militar e das forças armadas, devidamente treinadas, capacitadas e qualificadas para exercerem suas atividades com qualidade para o bom ensino das crianças. Pais educam e o Professor ensina. Povo educado país desenvolvido. Governante quando a educação será investimento para construir um Brasil melhor para todos? Quem cria e descria qualquer ação positiva ou negativa é o ser humano. Vamos todos procurar ser mais, em vez de querer ter sempre mais, em detrimento ao próximo? Querer é poder!

“Agente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem” Oscar Niemeyer.

Alderico Sena – Bacharel em Teologia Sociedade e Política e Especialista em Gestão de Pessoas – aldericosena@gmail.com

bottom of page