top of page

Renovar é preciso

Tudo que é ilegal é também imoral! A sociedade é cruel com ela mesma, quando classifica todos os políticos são iguais esta atitude só contribui para afastar homens de bons costumes da política. Quando as pessoas entenderem que a ambição de PODER e CAPITAL são causadores da corrupção e da violência, talvez possam entender o que Ruy Barbosa escreveu e quis dizer à sociedade. “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.

Esta crise política e crise moral que vêm ocorrendo no Brasil são muito importantes para que a sociedade, em particular, o eleitor, proceda a uma reflexão política para mudança comportamental do conceder o voto nos pretensos candidatos na eleição que ocorrerá em 2016 para Vereador e Prefeito. Quem vota e renova o perfil dos representantes da cidadania é o eleitor, bastando votar no SER e não no TER do candidato mau caráter, raiz de todos os males. Precisamos pensar no destino das futuras gerações e do Brasil, para reduzir as desigualdades sociais, o enriquecimento de poucos em detrimento de muitos cidadãos e crescimento do País. São muitos com poucos e poucos com muitos recursos. É hora de ação e não de omissão para darmos um basta na imoralidade no Setor Público. “Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem”. Bertold Brecht.

Temos ouvido de pessoas esclarecidas que “se já não votava mais em político nenhum, agora é que eu não voto mesmo, depois de tantos escândalos, todos os políticos são iguais”, será ou é um julgamento equivocado? O que é preciso é consciência política do eleitor para levantar informações da história familiar e profissional dos candidatos.

Um erro grave está nas escolas quando não mais inclui na programação disciplinas de cunho social e político, tais como: Educação Moral e Cívica e Organização, Social da Política Brasileira. Além disso, necessário faz incluir na educação familiar conhecimentos de ordem política, social e econômica.

O que será da sociedade e do Brasil, se o povo não for politizado? O eleitor precisa separar o “joio do trigo”, considerando que nem todos os políticos são iguais. A sociedade e o Brasil não podem sobreviver sem a classepolítica, o que é preciso é o eleitor mudar a sua conduta e procurar votar conscientemente em candidatos dignos com história familiar e profissional, considerando que toda e qualquer decisão é política, para tanto necessitamos de homens de bons costumes para representar uma sociedade e o Brasil.

Defendo a tese de que todos os segmentos da sociedade: mulher, jovem, aposentado, negro, gay, índio e outros devam se organizar politicamente para terem seus representantes políticos, já que toda e qualquer decisão é aprovada no Poder Legislativo.

A crise não é só econômica e política, a crise é moral com a co-responsabilidade do eleitor, considerando que há 30 (trinta anos) a escolha do representante da cidadania e do Brasil a opção é do eleitor. Escreveu Rui Barbosa “O cidadão que não conhece os seus direitos, não tem o direito de lutar por eles”. É a pura verdade!

Em outubro de 2016, teremos nova eleição para Vereador e Prefeito, o eleitor, em especial os jovens, devem perguntar a si mesmo o que desejam e o que não desejam para as futuras gerações que serão os seus filhos, considerando que os novos rumos do Brasil dependem de decisão política, da consciência política, da cidadania.

Este é o momento crucial para a sociedade refletir e exigir uma renovação do quadro político brasileiro porque é nas Casas Legislativas que nascem todas as decisões políticas para os NOVOS RUMOS, na construção de um Brasil melhor, no entanto será necessário o eleitor cooperar, incentivando pessoas de ideais, dignas, corajosas, ousadas, empreendedoras e comprometidas com as causas coletivas e do País.

Finalizando, gostaria de solicitar a cada eleitor brasileiro que proceda a uma reflexão e a um julgamento das atitudes e comportamentos nas eleições passadas, considerando que a crise moral e política que atravessamos, o eleitor é também responsável por não procurar buscar informações quanto ao caráter e à história política dos candidatos a: Vereador, Prefeito, Deputados Estaduais e Federais, Governador, Senador e Presidente da Republica Federativa do Brasil para então definir o seu voto. Todos os brasileiros estão pagando caro, inclusive muitos impostos, em função da falta de politização da sociedade.

Senhores eleitores, CPI do eleitor é o voto consciente para eliminar os corruptores e corruptos da política. Renovar é preciso. Querer é poder! “Ninguém é tão forte quanto todos os eleitores juntos”!

ALDERICO SENA – BACHAREL EM TEOLOGIA, SOCIEDADE E POLITICA E ESPECIALISTA EM GESTÃO DE PESSOAS – WWW.ALDERICOSENA.COM– ALDERICOSENA@HOTMAIL.COM

bottom of page