Princípios e Valores do Ser Humano

2 Jan 2015

 

   Dignidade é um valor de formação moral e espiritual inerente à pessoa, ou seja, todo ser humano deveria ser dotado desse conceito. Toda e qualquer formação se inicia em casa e na escola. Alguns princípios como moral, ética, caráter e honestidade são fundamentais para a convivência em qualquer nível social.

 

    A moral é conjunto de normas do que é certo ou errado, proibido e permitido nas atitudes humanas dentro de uma determinada sociedade, uma cultura, e possui caráter normativo, determinando a obediência a costumes e hábitos recebidos. O conjunto de qualidades e defeitos da pessoa determinam sua conduta e moral. Seus valores e firmeza morais definem a coerência de suas ações.

 

    A ética, construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais, é um conjunto de princípios morais que norteiam a conduta humana na sociedade.

O caráter, qualidade inerente a uma pessoa desde seu nascimento e reflete seu modo de ser. É o conjunto de características e traços particulares que caracterizam um indivíduo, e não sofre influência do meio. Uma pessoa “de caráter” é aquela com formação moral sólida e incontestável, enquanto a “sem caráter” é aquela desonesta, que não possui firmeza de princípios ou moral.

 

    A honestidade é a qualidade de ser verdadeiro, não mentir, não fraudar ou enganar. É a honra, de uma pessoa ou instituição. O respeito e a obediência incondicional às regras morais existentes. Honesto é o que repudia a malandragem, a esperteza, aquele que é transparente e exige transparência dos outros.

 

    O que é ser socialmente responsável? Quando se fala em responsabilidade social, muitas pessoas pensam apenas em filantropia. No entanto, ser socialmente responsável vai além: envolve agir com ética e transparência; respeitar as leis; valorizar e preservar a vida das pessoas e a integridade do meio ambiente, além de contribuir para o desenvolvimento do País.

 

Veja as dez coisas que tornam uma pessoa comprometida:

 

1. Uma pessoa comprometida procura sempre colocar-se no lugar das outras, sentir o que elas sentem; 2. Uma pessoa comprometida faz tudo com cuidado aos detalhes. Ela presta atenção em tudo o que faz, detalhe por detalhe; 3. Uma pessoa comprometida termina o que começa, não deixa as coisas pela metade; 4. Uma pessoa comprometida vem com a solução, e não com mais problemas quando tem uma tarefa a cumprir; 5. Uma pessoa comprometida pergunta o que não sabe e demonstra vontade de aprender. Vai fundo até dominar o que não sabe e deveria saber; 6. Uma pessoa comprometida cumpre prazos e horários; 7. Uma pessoa comprometida não vive dando desculpas por seus atos nem procura culpados pelos erros cometidos; .8 Uma pessoa comprometida não vive reclamando da vida e falando mal das pessoas. Ela age para modificar a realidade; 9. Uma pessoa comprometida não desiste facilmente. Ela não descansa enquanto não resolver um problema. Ela vai atrás da solução e 10.Uma pessoa comprometida está sempre pronta para colaborar com o próximo e o seu País, ela participa, dá ideias. Você pode contar com ela.

 

A importância da conduta ética no trabalho

 

   Ser bom profissional, ter conhecimentos técnicos, dons, talentos, habilidades e capacidades bem desenvolvidas, cabe a qualquer pessoa que deseja ter uma carreira de sucesso. Ter bom relacionamento com os colegas, facilidade no trabalho em equipe, boa comunicação, flexibilidade entre outras características, são aspectos altamente valorizados nas organizações.

 

   Porém, uma conduta ética no trabalho, seguindo padrões e valores, tanto da sociedade, quanto da própria organização são essenciais para o alcance da excelência profissional. A dinâmica do mercado nos exige atualização a aperfeiçoamentos constantes, e uma postura ética é de suma importância no ambiente corporativo. Através dela ganhamos credibilidade e a confiança de superiores, liderados e demais colegas e colaboradores.

 

   O profissional deve seguir tanto os padrões éticos da sociedade quanto as normas e regimentos internos das organizações. Um exemplo são as informações sigilosas, para a preservação de uma marca ou produto, onde este deve manter uma postura congruente com seu trabalho e manter para si os dados que lhe foram confiados, a fim de guardá-los.

 

    A ética no ambiente de trabalho proporciona ao profissional um exercício diário e prazeroso de honestidade, comprometimento, confiabilidade, entre tantos outros, que o conduzem tanto na tomada de decisões como no processo de adotá-las. Ao final, a recompensa é ser reconhecido, não só pelo seu trabalho, mas também por sua postura ética, de valores e conduta exemplar.

 

    Comprometimento é a palavra final que todo e qualquer cidadão tem o dever cívico de ser com a sua NAÇÃO, seja com os Símbolos Nacionais, sociedade,  familiares e profissionais. Em especial o eleitor brasileiro que precisa aprender a votar no SER (DIGNIDADE) e não no TER do candidato corrupto e do corruptor para que o POVO E O PAÍS, SEJAM CONDUZIDOS POR HOMENS, LIVRES E DE BONS COSTUMES.

 

 “Quem está recebendo Feedback, tem que pensar que toda critica é uma oportunidade de crescimento. É muito comum levar as opiniões para o campo pessoal,  quando na verdade você ganharia muito mais se ouvisse pensando honestamente em como pode melhorar os pontos negativos que lhe apontam. Talvez você não concorde com aquilo que esteja sendo falado. Em vez de rebater com ofensa, seja humilde e agradeça” Bel Pesce.

 

 

ALDERICO SENA, Especialista em Gestão de Pessoas, Vice-presidente do PDT de Salvador, Presidente Estadual e Vice-presidente Nacional do Movimento do Aposentado, Pensionista e Idoso do PDT – Partido, Democrático Trabalhista

Please reload

Alderico Sena

Bahia Noticias - Publicado

Segunda , 18 de Abril de 2016 - 08:08


comentou em: Câmara aprova envio de processo de impeachment de Dilma ao Senado

 

Como cidadão brasileiro, cumpridor dos meus deveres cívicos para com o meu país, fosse bem representado por um Congresso Nacional composto de uma maioria de deputados federais livre e de bons costumes, concordaria com a votação da aprovação do afastamento da Presidente. Infelizmente política virou balcão de negócios. Os interesses pessoais e de grupos estão prevalecendo, em detrimento aos interesses coletivos e do Brasil. Precisamos pensar no destino do Brasil e das futuras gerações. Esperamos que o Senadores façam prevalecer a ética, isenção e a imparcialidade para a ORDEM E PROGRESSO DO BRASIL. De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto. Rui Barbosa
Eleitor em outubro teremos eleição para vereador e Prefeito vamos avaliar o caráter e as referências dos candidatos para melhorar o perfil dos representantes da sociedade. É hora de ação e não de omissão! 

Arquivos Recentes
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga minha Página abaixo: