top of page

Você é um Cidadão Ético

Publicado: www.noticialivre.com

Mas o que é ser ético? Ser ético numa definição bem simplista significa agir corretamente sem prejudicar os outros. É agir de acordo com valores morais resultantes da própria cultura de um povo, podendo variar no tempo e no espaço. A ética também é individual, sendo sempre embasados num conjunto de valores fundamentais, muitos deles nascidos na antiguidade, mas ainda válidos até os dias atuais. Eis algumas destas principais virtudes: Ser honesto em qualquer situação, afinal credibilidade se constrói a partir de uma relação franca; Ter coragem para assumir decisões e atos; Ser tolerante e flexível, significando que se faz necessário ouvir as pessoas e avaliar as situações antes de emitir juízos de valor; Ser integro; Ser humilde, reconhecendo que o sucesso não é um produto individual, mas sim o resultado do trabalho em equipe.

Ser cidadão ético é basicamente saber cumprir com seus deveres para então ter moral para exigir os seus direitos. Afinal, os direitos existem para que cada cidadão tenha vida digna e decente. Todo ser humano já nasce político com uma série de direitos para tanto precisa participar ativamente de todas as questões da sociedade com ações e não com omissões.

Ser cidadão ético é uma questão de dignidade, princípios e valores de família, é não se envolver e deixar ser envolvido em coisas maléficas, é não se conformar diante das situações de discriminações e injustiças com os menos favorecidos, é não aceitar que as desigualdades sociais são comuns, é defender o meio ambiente, a pessoa idosa e a criança, é se comprometer, cooperar e interagir para construir uma sociedade e um Brasil melhor.

As pessoas éticas são aquelas que fazem tudo corretamente, não falam das pessoas, não jogam o lixo no chão, ou destroem e prejudicam algo ou alguém, respeitam as leis e sabem os seus deveres e direitos.

Hoje ser cidadão é, em muitos casos, votar nas eleições, que, diga-se de passagem, o brasileiro não sabe votar. Se escolher um candidato e votar é sinônimo de democracia e cidadania por que o voto é obrigatório. Não seria melhor formar o cidadão consciente que é um direito seu votar, mas a quem cabe o dever de formar o cidadão? A escola? A família? A sociedade como um todo? Só podemos formar cidadão, ensinando a criança desde as primeiras letras a ser cidadão.

O Sistema educacional faliu não forma mais homens e mulheres livres, preparados, capazes de exercerem suas habilidades de ideias, conscientes de seus deveres e direitos. “Se você acha que educação é cara experimente a ignorância”. Derek Bok

A atitude profissional em relação à ética pode, portanto definir qual o rumo da sua escalada profissional: o sucesso ou o fracasso. Agir corretamente hoje e sempre é um dos requisitos fundamentais para aquele que quer ter uma carreira longa e de sucesso, respeitada e sólida. O fato das organizações terem a consciência de que são formadas por pessoas, apesar de toda evolução tecnológica, as fazem ter critérios cada vez mais sofisticados no momento de compor o seu quadro funcional. Por trás de qualquer erro ou acerto estão seres humanos, sendo por isso que, quando nos referimos a empresas éticas estamos falando de pessoas éticas. O que fazer então para andar um pouco mais seguro neste terreno nebuloso de valores e princípios? Algumas estratégias podem dar um norte: Não faça absolutamente nada que você não possa assumir em público, tendo a perfeita dimensão de quais são os seus limites; É importante também que avalie os riscos das decisões que toma; Verifique se os valores da empresa são compatíveis com os seus. Se não, você tem apenas três saídas: ou você muda as regras ou tenta se adequar ou procura outro lugar que lhe seja mais conveniente; Trabalhe sempre com base em fatos reais, procurando sempre não julgar se baseando em suposições; Saiba que ao ser ético, em algumas oportunidades, poderá se envolver em situações delicadas, podendo inclusive incidir na perda de benefícios, status ou poder. Muitas vezes não é fácil abrir mão da famosa “Lei do Gerson”, daquele jeitinho brasileiro, da vantagem acima de tudo.

Um poeta anônimo soube bem como exprimir o verdadeiro conceito de ética: “Vigie seus pensamentos, porque eles se tornarão palavras; Vigie suas palavras, porque elas se tornarão seus atos; Vigie seus atos, porque eles se tornarão seus hábitos; Vigie seus hábitos, porque eles se tornarão seu caráter; Vigie seu caráter, porque ele será o seu destino".

Alderico Sena – Especialista em Gestão de Pessoas – ALDERICOSENA@HOTMAIL.COM

bottom of page