top of page

Ética na administração pública é preciso – Publicação Jornal A TARDE 07/06/2025

  • Foto do escritor: Alderico Sena Sena
    Alderico Sena Sena
  • 9 de jun.
  • 2 min de leitura

Tudo que é ilegal, também é imoral. Tem pessoa que tem caráter, outros só preço, e caráter não tem preço! Ética na administração pública é preciso, conforme estabelece a Constituição da Republica Federativa do Brasil, Artigo 37º “A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade.”  Até quando a sociedade vai ler, assistir e ouvir na mídia a pratica de corrupção nos Três Poderes Constituídos, onde todos servidores públicos tem o DEVER de defender e zelar o dinheiro público.


A contrapartida dos serviços públicos a sociedade é a pior possível nas áreas da educação, saúde, segurança, dentre outras e as instituições públicas precisa oferecer uma melhor qualidade na prestação de serviço à sociedade. O descredito nos Três Poderes é tamanho que se faz necessário medida exemplar para resgatar a credibilidade e sirva de referencia aos futuros servidores públicos. Mas o que é ser ético? Ser ético numa definição bem simplista significa agir corretamente sem prejudicar os outros. É agir de acordo com princípios e valores morais resultantes da própria cultura de um povo civilizado, podendo variar no tempo e no espaço.


A ética também é individual, sendo sempre embasados num conjunto de valores fundamentais, muitos deles nascidos na antiguidade, mas ainda válidos até os dias atuais. Eis algumas destas principais virtudes: ser honesto em qualquer situação, afinal credibilidade se constrói a partir de uma relação franca; ter coragem para assumir decisões e atos; ser tolerante e flexível, significando que se faz necessário ouvir as pessoas e avaliar as situações antes de emitir juízos de valor; ser integro; ser humilde, reconhecendo que o sucesso não é um produto individual, mas sim o resultado do trabalho em equipe. O cidadão para ser leal com o próximo, é preciso que seja leal consigo próprio, só assim poderemos ensinar bons exemplos as novas gerações para uma sociedade educada, fraterna e solidária.


Tudo é uma questão de educação, ética, serenidade, lealdade, disciplina, equilíbrio, limite, liderança, consciência, cidadania, profissionalismo, compromisso, responsabilidade e política para um Brasil melhor. “Povo educado país desenvolvido”.


A humanidade precisa rever seus conceitos éticos e morais e parar de reclamar de governo e do Brasil, considerando que quem constrói e destrói qualquer coisa é a humanidade. Querer é poder! Seja a mudança, exercendo a cidadania procurando defender um Brasil melhor para as futuras gerações, visto que “Todo poder emana do povo”. C.F


Alderico Sena – Especialista em Gestão de Pessoas – aldericosena@gmail.com

 

 
 
 

Comments


bottom of page