Alderico Sena

 

Alderico Alves Sena, um profissional de múltiplos talentos, é por natureza um administrador e, por vocação, um político. Atuou em diversas instituições, seja como assessor, consultor, diretor da área de recursos humanos. Costuma dizer que três são as entidades que marcaram sua carreira profissional: A Universidade Federal da Bahia - UFBA; o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social - INAMPS e a Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB .

Na UFBA, coordenou as finanças da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, tendo a probidade administrativa como um referencial da sua personalidade. No INAMPS, dirigiu o Departamento Regional de Pessoal com a competência de um bom administrador, organizando os Manuais de Direitos e Deveres do Servidor e Direitos dos Aposentados e Pensionistas. Marco daquela época foi a criação da ASAPAS-Associação dos Servidores Aposentados da Previdência Social. Em 1992, participou da fundação da Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Previdência Federal da Bahia- ASAP/CAP, da qual é sócio benemérito.

Honesto, trabalhador, competente, Alderico por onde passou deixou sua ação revitalizadora. Em 1997, ao ingressar na OCEB, apenas três cooperativas estavam adimplentes quando se afastou em 2010 deixou 826 cooperativas registradas; a Organização retomou sua missão de representar o cooperativismo no Estado e ao lado do Conselho Diretor do Órgão, reestruturou a Entidade, hoje modelo entre as Organizações das Cooperativas do Norte/Nordeste.

Nunca esquece que começou sua carreira profissional, como mensageiro da Federação das Industrias do Estado da Bahia - FIEBA e, posteriormente, da Construtora Norberto Odebrecht . No Estado, ainda foi Assistente Executivo da EPABA- Empresa de Pesquisa Agropecuária da Bahia S.A., Chefe de Gabinete do Deputado Estadual José Pena,  Coordenador da Assembléia Estadual Constituinte do Estado da Bahia de 1989, Gerente de Fomento da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral - CBPM e, atualmente ocupa o cargo de Coordenador Técnico do Instituto Anísio Teixeira - IAT. 

 

É largo o caminho percorrido por Alderico Sena. Suas vivências na Superintendência da OCEB/SESCOOP, onde assimil a importância da cooperação na construção de um mundo mais justo e solidário, ampliou  muito o seu ideal de servir a comunidade. O seu "gostaria" é participar da estruturação das políticas sociais que atendam aos interesses do cidadão. Nesta trajetória, por certo seu currículo vai se adequar aos seus sonhos.